- Nº 1596 (2004/07/1)

Contra a PAC

Nacional

Sob o lema «Não queremos mais terras abandonadas, a Federação dos Agricultores do Distrito de Leiria realizou, na passada semana, na sala do celeiro do Marquês de Pombal, o 2.º Congresso da Agricultura do Distrito de Leiria, que contou com a participação de mais de 100 pessoas.
Entre os vários problemas, enumerados por estes agricultores, destacam-se as dificuldades no escoamento do vinho, o baixo preço da carne de bovino, as exigências para legalizar as explorações quer de leite ou de carne, as importações cada vez em maior quantidade e a falta de apoios à agricultura regional.
Sobre a reforma da Política Agrícola Comum, sublinhou-se que «a PAC não serve os interesses da esmagadora maioria dos agricultores, nem do País, mas apenas de meia dúzia de grandes proprietários que não vão precisar de produzir nada para receber milhões de euros».
No final, concluí-se que os agricultores devem unir-se, cada vez mais, para resolver os seus problemas e participar na vida das suas associações e cooperativas para que estas possam desempenhar o seu papel reivindicativo e também na comercialização dos produtos.