Falando poucos minutos depois da divulgação da decisão do primeiro-ministro de abandonar o Governo e assumir a presidência da Comissão Europeia, Carlos Carvalhas veio a público exigir a convocação de eleições antecipadas. Já no dia anterior, confrontado com a hipótese da saída de Durão Barroso, o Comité Central do PCP tinha indicado esta solução como a única democrática para o problema.
O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line
Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana? Inicie sessão
O Comité Central, reunido no dia 28 de Junho, examinou os aspectos mais relevantes da situação política decorrente das eleições para o Parlamento Europeu, designadamente a crise política e governativa criada com o anúncio do eventual abandono de funções do primeiro-ministro, e procedeu a uma primeira análise da chamada Constituição Europeia e das consequências que terá para Portugal como Estado independente e soberano.
O Comité Central avaliou ainda o andamento dos trabalhos preparatórios do XVII Congresso, estabeleceu a calendarização das fases subsequentes e adoptou um conjunto de medidas com vista à sua dinamização.
I. Assembleias plenárias1. A realização de assembleias plenárias para debate dos documentos e eleição dos delegados será feita por convocação dos organismos de direcção respectivos, os quais assumem a direcção dos trabalhos.2. Os organismos superiores devem tomar as medidas necessárias para convocar e garantir a...