Regime legal de emissão de passaportes

O Grupo Parlamentar do PCP requereu a apreciação parlamentar (ratificação) do recente decreto-lei do Governo que introduziu alterações ao regime legal da concessão e emissão de passaportes.
A motivar esta iniciativa da bancada comunista está a constatação de que aquele diploma (D.L. N.º 108/2004, de 11 de Maio de 2004) gorou as expectativas de que poderia resolver as dificuldades com que se confrontam no exercício das suas funções os trabalhadores dos quadros únicos dos serviços externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
Dificuldades, resultantes do facto de não possuírem um passaporte especial, que deram já origem a lamentáveis acontecimentos como foram os ocorridos em 2003 com a retenção na fronteira dos EUA e posterior ordem de abandono do país ou o que levou à retenção de bagagem na alfândega suíça de funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Ora a verdade é que com o diploma recentemente publicado o Governo em vez de criar condições para obstar àquelas dificuldades acabou por manter quase tudo na mesma ao optar por entregar a decisão de conceder passaportes especiais ao critério da «análise casuística».
O que significa que aqueles trabalhadores continuam sem ter direito à partida à atribuição de passaporte especial – uma modalidade especial de passaporte, próxima do passaporte diplomático, atribuída a certas pessoas, designadamente a funcionários do MNE, dada a natureza das suas missões fora do território nacional - , apesar de exercerem funções com carácter de permanência nos Serviços Externos daquele Ministério, ou seja, serem trabalhadores dos postos consulares e das missões diplomáticas, não integrados no quadro dos Serviços Internos do MNE.


Mais artigos de: Assembleia da República

Em defesa do software livre

O PCP advoga a adopção de medidas em defesa do Software livre. Só assim, entendem os comunistas, é possível defender a universalidade do direito de acesso à informação.

Uma conquista de Abril

A Assembleia da República aprovou, recentemente, por unanimidade, um voto de congratulação e apreço dirigido a todos os municípios portugueses e seus eleitos por ocasião do Dia do Poder Local Democrático.No texto, inicialmente apresentado por deputados comunistas, que viria a ser subscrito por todas as bancadas,...

Jovem dirigente associativo

Contribuir para a criação de melhores condições à intervenção generosa e empenhada dos jovens dirigentes do movimento associativo popular, eis, em síntese, o principal objectivo de um projecto de lei do PCP entregue no Parlamento.Trata-se, sobretudo, de criar um estatuto legal que permita a adaptação razoável dos regimes...

Incompetência e autismo

«Trapalhada. Incompetência. Desorientação. Autismo. Ausência de respeito pelas famílias, pelos jovens e professores». Assim definiu o PCP, de uma assentada, a posição do Ministério da Educação face ao ensino secundário.