Coimbra promete contestação...

O novo presidente da Associação Académica de Coimbra, Miguel Duarte, garantiu a continuação da contestação à política do Governo para o ensino superior, na segunda-feira, durante a tomada de posse da nova direcção. «Esclarecimento e contestação são palavras de ordem», afirmou, acrescentando que Portugal «apresenta 20 anos de atraso cultural», visíveis na percentagem de licenciados: nove por cento no nosso país e 25 na União Europeia.
O reitor da Universidade de Coimbra, Seabra Santos, declarou que «não estamos a ir provavelmente no bom sentido» com o aumento das propinas e criticou a Lei de Autonomia, «quando a única exigência que faz à organização interna de uma universidade é que tenha um reitor». Quanto à Lei de Bases da Educação, considerou que dá «respostas inadequadas».


Mais artigos de: Breves Juventude

Exposição sobre Palestina

É inaugurada no domingo uma exposição sobre a Palestina, no Centro de Trabalho de Guimarães do PCP, promovida pela Comissão Concelhia da JCP. A exposição, patente até dia 7 de Fevereiro, aborda o percurso histórico do povo palestiniano, os seus principais problemas e reivindicações e a relação com Israel.

Escolas encerradas no fim do ano

As escolas com menos de cinco alunos serão encerradas no fim do ano lectivo e os estabelecimentos com menos de dez alunos até 2007, anunciou o ministro da Educação, David Justino, no domingo.«Tirando casos excepcionais, essas escolas com menos de cinco alunos ficarão encerradas já a partir do próximo ano lectivo»,...

... e diz sim à Queima

Mais de 70 por cento dos estudantes da Coimbra votaram favoravelmente pela realização total da Queima das Fitas, num escrutínio realizado na sexta-feira. Na semana passada, os estudantes já se tinham pronunciado pela realização da iniciativa. A alternativa seria suspender simplesmente a festa em protesto contra a...