- Nº 1567 (2003/12/11)

Sobe idade de reforma na Alemanha

Breves Europa

O Conselho de Ministros da Alemanha aprovou na passada semana, dia 3, um novo pacote de medidas, no âmbito da profunda reforma do sistema de segurança social, que aumenta para os 63 anos a idade mínima de reforma.
O limite para aposentação está fixado nos 65 anos (apesar de os democratas-cristãos pretenderem aumentá-lo para os 67). No entanto, muitos trabalhadores são pressionados pelas empresas a anteciparem as suas reformas, o que até aqui era permitido a partir dos 60 anos de idade.
Ao impor o alargamento deste limite, o governo do chanceler Gerhard Schröder pretende reduzir o défice da segurança social alemã que, alegadamente, atingirá os 10 mil milhões de euros, em 2004. De resto, para o próximo ano, o governo social-democrata já anunciou o congelamento das pensões de reforma, medida que poderá manter-se em 2005 se a evolução financeira do sistema não se inverter.
O governo alemão pretende ainda desenvolver as reformas por capitalização, incentivando a subscrição de planos de poupança reforma subvencionados que actualmente perdem poder de atracção face aos seguros de vida. Neste sentido, a partir de 2005, este tipo de aplicações financeiras deixarão de beneficiar de isenções fiscais.