Na última edição do «Expresso» onde, por acaso, se anunciava que o Grupo Mello e a Universidade Católica pretendem concorrer à construção do novo hospital de Sintra e à criação de uma Faculdade (privada) de Medicina, o ministro da Saúde, em almoço-entrevista, desdobrava-se em afirmações que só nos podem fazer concluir que os extintos vendedores de banha da cobra eram afinal, por comparação, pessoas de grande escrúpulo moral e irrepreensível respeito pela verdade.
Numa altura em que as políticas do Governo se resumem a «cortar e a encerrar», existem autarquias que lutam por um sistema que valorize o ensino público em Portugal. É o caso da Câmara Municipal da Chamusca que, sem contrapartidas financeiras, paga o transporte a todas as crianças que frequentam a pré-primária e o 1.º Ciclo.
Milhares de trabalhadores vão expressar, em Lisboa e no Porto no sábado, dia 29, o seu protesto contra o «Código do Trabalho», reclamando melhores salários, emprego com direitos e uma alternativa a esta política e este Governo.
Perante intimidações como já não havia memória, os trabalhadores da Administração Pública responderam ao Governo com uma grande adesão à greve de dia 21. A Frente Comum de Sindicatos considera inevitável prosseguir a luta.
Membros das Comissões de Trabalhadores da Lisnave e Gestenave denunciam ao Avante! a intenção do Governo de «dissolver» a empresa, através de uma resolução que viola o protocolo assinado em 1997.
Dinamizar a contratação colectiva e agir na defesa e pela conquista de direitos, foram os desafios assumidos pelos 400 delegados ao 8.º Congresso da União dos Sindicatos de Lisboa.
Milhares de estudantes do ensino superior saíram à rua anteontem, num dia nacional de luta contra o Governo. Lisboa, Porto e Coimbra foram algumas das cidades que assistiram aos protestos.
Os 24 anos da JCP continuam a ser festejados. No sábado, realizou-se um jantar na Quinta da Atalaia. Numa mensagem, Carlos Carvalhas destacou o papel de «transformação social» da organização.
O PCP quer ver esclarecido o quadro institucional que enforma a actuação das secretas e apurar o que foi feito para corrigir as práticas ilegais de que aqueles serviços são acusados.
Mais de cinco mil agricultores manifestaram-se, em Lisboa, na passada quinta-feira, em protesto contra as consequências nefastas da Política Agrícola Comum (PAC).
A reestruturação consular não tem tido, como objectivo, a melhoria de resposta às legítimas necessidades das comunidades portuguesas, tendo arrecadado uma forte contestação.
Cesare Previti, deputado da Forza Italia e antigo advogado do líder desta força política e actual primeiro-ministro de Itália, Silvio Berlusconi, foi condenado a cinco anos de prisão por «corrupção simples».
O Supremo Tribunal da Geórgia anulou terça-feira os resultados das eleições de 2 de Novembro, na sequência da contestação que levou à demissão de Eduard Chevardnadze.
Milhares de pessoas marcharam nas ruas de Miami contra o Acordo de Livre Comércio das Américas (ALCA), na sexta-feira, num protesto brutalmente reprimido pela polícia.
Recentemente foram apresentadas as conclusões de um estudo elaborado pela multinacional americana de consultoria McKinsey, que tinha sido pedido pelo actual Governo. Uma apresentação com pompa e circunstância, em que estiveram presentes o primeiro ministro e o ministro da Economia.
O cenário geral do conflito israelo-árabe começaria a modificar-se após a morte de Leonid Brezhnev e, pouco depois, a de Yuri Andropov, o homem de quem se esperava a modernização do sistema soviético sem concessões ideológicas e sem favores ao imperialismo. Mikhail Gorbachev não perderia tempo em distanciar-se da luta dos comunistas afegãos e, bem assim, daquela que os povos árabes travavam contra o inimigo israelita.