- Nº 1564 (2003/11/20)

Ermesinde precisa de uma nova escola básica

Juventude

O Colectivo da JCP e a Comissão de Freguesia de Ermesinde do PCP exigem a construção de uma nova escola básica 2,3 na cidade, como forma de melhorar a qualidade de ensino.
O PIDDAC de 2004 não inclui qualquer valor para a construção da instituição, facto visto com «profunda preocupação» pelos comunistas que insistem na «premência e importância» da existência de uma nova escola. O número de alunos que frequentam o 2.º e 3.º ciclos do ensino básico cresceu nos últimos anos e a Escola Secundária de Ermesinde está sobrelotada, bem como as escolas básicas 2,3 de São Lourenço e D. António Ferreira Gomes.
A JCP e o PCP consideram que a Câmara Municipal de Valongo «não está ilibada de responsabilidades», pois não tem feito, «nem de perto nem de longe, tudo o que estaria ao seu alcance» para pressionar o Ministério da Educação.
«A vinda do ministro David Justino ao concelho, a propósito do início do ano lectivo e da inauguração da Escola Secundária de Alfena, não foi aproveitada por Fernando Melo para intervir decisivamente junto do Ministério, tendo-se perdido uma oportunidade de ouro para reafirmar o empenho na construção desta importante infra-estrutura», sublinham.
Os comunistas consideram que a «negligência» a que tem sido votada esta questão é tanto mais grave «quanto sabemos que foram feitas diligências para a construção de um equipamento semelhante na freguesia de Valongo, aliás um dos grandes investimentos do PIDDAC de 2004 para o concelho».