Manuel Tiago - A escrita

O Sector Intelectual da Organização Regional de Lisboa do PCP vai promover, nos próximos dias 12 e 13 de Novembro, duas iniciativas convergentes, em torno da obra de Manuel Tiago (pseudónimo literário de Álvaro Cunhal), ambas a realizar nas instalações da Voz do Operário, em Lisboa.
A primeira, que terá lugar a partir das 20 horas de quarta-feira, dia 12, na Sala João Hogan, apresenta contornos de originalidade na própria organização e duração. Trata-se de uma verdadeira maratona de leitura, que se prevê prolongar-se até às 17 horas do dia seguinte. A leitura integral do romance Até Amanhã, Camaradas, iniciativa que está a ter uma grande receptividade em vários organismos de base do Partido e é aberta a todos quantos queiram participar nela, ocupará muitos camaradas e amigos, não apenas destacadas personalidades da vida cultural e política, onde se contam os nomes da deputada Odete Santos, do cantor Francisco Fanhais, do economista Sérgio Ribeiro, da jornalista Catarina Pires, do locutor Cândido Mota, do actor Morais e Castro, do escritor Manuel Gusmão. Membros de várias células do Partido manifestaram a vontade de juntar as suas vozes na leitura de partes do livro. Para além de camaradas do Sector Intelectual e da própria Célula da Voz do Operário, outros de vários sectores - Bancários, Transportes, Função Pública, Comunicações, por exemplo - já o anunciaram. E outros mais se lhes vão juntar. Basta «pedir a palavra»...

Na quinta-feira, dia 13, a sessão tem início às 18 horas, no Salão principal da colectividade, e começa com intervenções sobre a obra de Manuel Tiago, por parte do escritores Domingos Lobo e Urbano Tavares Rodrigues, do cineasta Jorge Leitão Ramos e do pintor Rogério Ribeiro, a que se segue um debate, intercalado com leituras de excertos de livros do autor, nas vozes dos actores Carmen Santos e Vítor Ribeiro. Ao convívio, a que se junta um momento musical com a Tuna Académica de Lisboa, segue-se, cerca das 21 horas a projecção do filme Cinco Dias, Cinco Noites, realizado por José Fonseca e Costa.
Durante as iniciativas, funcionará um banca que, para além das obras de Manuel Tiago, apresenta um DVD com o filme e uma entrevista acerca do livro com Urbano Tavares Rodrigues.


Mais artigos de: Em Foco

O Mundo de Hoje*

O Encontro Internacional, promovido e organizado pela Fundação Rodney Arismendi, versa sobretudo a situação, os problemas e a luta libertadora na América Latina. Tudo quanto se possa considerar e reflectir sobre a matéria tem porém necessariamente de ter em conta, como o próprio título do Encontro sublinha, o mundo em que actualmente vivemos. No Uruguai, na América Latina ou em qualquer outro ponto do planeta. Daí a nossa reflexão sobre a definição e compreensão de «O mundo de hoje».