Estónia aprova adesão

Uma maioria de 67 por cento do eleitorado da Estónia pronunciou-se no sábado, em referendo, a favor da adesão à União Europeia. Apenas 33 por cento dos votos foram contra.
Nesta antiga república da ex-União Soviética, junto ao mar Báltico, com 1,4 milhões de habitantes, exerceram o direito de voto 558.233, de um total de dos 865 mil recenseados, ou seja uma taxa de participação de 63 por cento, superando as legislativas de Março de 2002, nas quais se registou uma adesão às urnas de 58,2 por cento.
Das três repúblicas bálticas, a Lituânia e agora a Estónia já sufragaram a adesão à UE, prevista para 1 de Maio do próximo ano. Falta ainda o referendo na Letónia que deverá realizar-se no próximo sábado, dia 20.
A Letónia encerrará o ciclo de referendos organizados em nove dos dez candidatos à adesão. Apenas o Chipre optou por não efectuar uma consulta popular.


Mais artigos de: Europa

Concorrência fere interesse geral

Cerca de meia centena de representantes de diferentes organizações e estruturas sociais participaram numa audição promovida pelo PCP a propósito do Livro Verde sobre serviços Públicos na União Europeia.

Euro recusado

Os suecos pronunciaram-se contra a adopção do euro no referendo realizado, no domingo, 14, no qual 56,1 por cento dos eleitores votaram «não» e 41,8 «sim».

UE inclui Hamas na lista negra

A União Europeia adicionou formalmente todos os ramos do grupo palestiniano Hamas à sua «lista negra» das organizações terroristas.Em comunicado divulgado na segunda-feira, 15, a UE indicou que esta decisão garantirá que «fundos, bens financeiros ou recursos económicos ou serviços financeiros não estarão disponíveis,...

<em>Duas notas soltas</em>

Se Portugal está na cauda da Europa em muitas matérias essenciais para o bem estar dos portugueses, o mesmo não se pode dizer do nível com que os nossos governantes - presentes e passados - se empenham na aplicação do que de pior vai aparecendo e vão decidindo por essa Europa, mesmo quando a isso não são obrigados, ou a...