
- Nº 1555 (2003/09/18)
UE inclui Hamas na lista negra
Europa
A União Europeia adicionou formalmente todos os ramos do grupo palestiniano Hamas à sua «lista negra» das organizações terroristas.
Em comunicado divulgado na segunda-feira, 15, a UE indicou que esta decisão garantirá que «fundos, bens financeiros ou recursos económicos ou serviços financeiros não estarão disponíveis, directa ou indirectamente, para benefício destas pessoas, grupos ou entidades», no conjunto dos 15 estados-membros.
O acordo dos Quinze foi obtido numa reunião realizada na semana passada, se surge na sequência do atentado suicida contra um autocarro em Jerusalém, a 19 de Agosto, que fez 20 mortos.
Para além da ala militar do Hamas, já incluída na lista europeia do terrorismo, a UE junta agora várias outras organizações, onde se incluem associações de caridade e grupos de solidariedade social.
O movimento palestiniano consta igualmente da lista negra dos Estados Unidos, país que decidiu congelar os bens de cinco organizações sediadas na Europa por alegadamente angariarem fundos para o Hamas.
Dois grupos acusados de angariar fundos para o Hamas - a Fundação da Terra Santa para a Assistência e o Desenvolvimento e a Al- Aqsa Holanda – passaram também a figurar na lista da União Europeia.