
- Nº 1554 (2003/09/11)
Palco Arraial
Defender a identidade do povo
Festa do Avante!
O Palco Arraial é, decididamente, um dos mais interessantes espaços musicais da Festa do Avante!. Dedicado à divulgação dos sons e tradições do Portugal «profundo», este palco assume-se como uma importante arma de defesa da identidade nacional e das suas raízes populares. Com as várias bandas, coros, grupos e ranchos que por ali passaram – nesta e nas outras edições da Festa do Avante! – vieram os trajes, as lendas e os modos de vida e de trabalho, actuais ou antigos, das populações das várias regiões do País.
Mas desengane-se quem pensar neste espaço como uma espécie de museu de tradições, com os dias contados. O número de jovens e crianças que actuaram no palco Arraial, inseridos nas bandas e ranchos das suas terras, garante-lhe o futuro, por todo o País. O número de pessoas a assistir não o faz menos.
Pelo palco Arraial passaram os seguintes grupos e ranchos: União Filarmónica do Troviscal; Grupo Coral de Instrumentos «5 de Janeiro»; Grupo Coral da Associação de Acção de Reformados do Barreiro; Rancho Regional de S. Miguel, S. Miguel de Souto e Santa Maria da Feira; Grupo Coral Alentejano «Unidos do Lavradio»; Cantar d’Amigos; Filarmónica Idanhense; Grupo Coral Alentejano «Populares do Cacém»; Coral Etnográfico «Coop»; Grupo Folclórico e Etnográfico da Vimieira; Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém; Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior; Rancho Etnográfico «Os camponeses de Arraiolos»; Associação do Rancho Folclórico da Alegria do Alqueidão de Santo Amaro do Zêzere; Grupo Folclórico do Carregal; Rancho Folclórico de São João; Rancho Folclórico de S. Paio de Oleiros; Banda da Sociedade Musical e Desportiva de Caneças; Grupo Coral de Baleizão; Grupo Coral Alentejano «Os amigos do Barreiro»; Grupo «Voz Amiga» da Terrugem; Banda Filarmónica de Sesimbra; Grupo Folclórico de S. Miguel; Grupo Folclórico da Casa do Povo de Briteiros; Grupo Coral Cardadores da Sete; Grupo de Cantares «Abelterium».