
- Nº 1553 (2003/09/4)
Vietnamitas homenageam Ho Chi Min
Internacional
Dezenas de milhares de pessoas homenagearam, em Hanói, o fundador do Vietname comunista e herói da independência, Ho Chi Min, durante a festa nacional do país, assinalada na terça-feira, 2.
Apesar do calor tropical, famílias inteiras, operários, veteranos e jovens fizeram fila durante horas diante do mausoléu Ho Chi Min para poder ver o corpo embalsamado do «tio Ho», como é conhecido o líder nacional, morto em 1969.
Também actuais e antigos responsáveis políticos visitaram o monumento, entre os quais o secretário-geral do partido comunista Nong Duc Manh e o seu antecessor Le Kha Phieu.
A festa nacional vietnamita marca a declaração da independência em 2 de Setembro de 1945 por Ho Chi Min, à qual se opôs a potência colonial francesa numa guerra que só terminaria em 1954, com a derrota de Dien Bien Phu. No mesmo ano, os acordos de Genebra declararam a divisão do Vietname, marcando o início da guerra com os Estados Unidos.
O dirigente vietnamita morreu 2 de Setembro de 1969, seis anos antes da tomada de Saigão pelas tropas norte- vietnamitas em 30 de Abril de 1975, rebaptizada Cidade Ho Chi Minh.