Empenhamento na promoção da paz

Na sequência dos trágicos acontecimentos vividos em Bagdad, Iraque, com o atentado contra a representação da Organização das Nações Unidas, o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) enviou uma carta de condolências à directora do Centro de Informação das Nações Unidas em Portugal, Maria da Costa Pinto, e ao secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.
«Estupefacto pelo criminoso atentado em Bagdad contra a representação da ONU e contra o povo iraquiano, venho apresentar em meu nome e no do Conselho Português para a Paz e Cooperação sentidas condolências pela perda de tantos e tão valorosos funcionários dessa organização, dos quais é natural que destaque o embaixador Sérgio Vieira de Melo», declara João Cunha Serra, presidente do CPPC.
«Com este acto terrorista, que vivamente repudiamos, a ONU é confrontada com uma actuação contrária à sua missão fundamental, o que lhe impõe um ainda maior empenhamento na promoção da paz, sem hesitações ou cedências, quer ao terrorismo, quer ao unilateralismo», salienta o CPPC.
Na mesma semana, também o Partido Ecologista «Os Verdes» condenou o atentado contra a sede da ONU em Bagdad, que vitimou terça-feira Sérgio Vieira de Mello e mais 24 pessoas, e manifestou «profunda preocupação face à escalada de violência».
«Mais do que nunca, os povos e a comunidade internacional devem empenhar-se na resolução dos conflitos mundiais através do diálogo e não pelo recurso a actos terroristas ou belicistas», considerou o Partido Ecologista «Os Verdes», em comunicado.
«Os Verdes» reafirmaram «a necessária e urgente retirada das forças ocupantes do território iraquiano». Para este partido, a intervenção militar «veio aumentar a instabilidade na região e a precarização da segurança e da paz no mundo».


Mais artigos de: Breves Nacional

Qualificar Vendas Novas

Encontra-se em execução o novo projecto do Mercado Municipal de Vendas Novas, informou, na passada semana, no seu site, a autarquia comunista. «Independentemente dessa pretensão torna-se imperioso qualificar o actual Mercado Municipal e por isso a Câmara Municipal de Vendas Novas realizou algumas melhorias de modo a...

Criminalidade em Portugal

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 490 pessoas e detectou 7838 infracções, no âmbito da operação «Portugal Seguro II», que decorreu entre os dias 26 de Julho e 17 de Agosto, em todo o País.Nesta operação, que envolveu 6345 polícias, foram apreendidas várias centenas de objectos relacionados com actividades...

Vitória para os utentes da saúde

A Sub-Região de Saúde de Setúbal tinha em mente alterar os horários de funcionamento dos centros de saúde do Seixal. Esta intenção foi denunciada pelo Secretariado das Comissões de Utentes da Península de Setúbal, que alertou para a possibilidade daquelas unidades de saúde passarem a funcionar apenas no horário normal, a...