Editorial

O massacre

Quando esta edição do Avante! chegar às mãos dos nossos leitores, é muito provável que o massacre...
Opinião
Crónica Internacional

Vergonha

Raras vezes uma guerra terá sido iniciada perante um descrédito tão completo dos seus responsáveis. As mentiras...
Actual

A festa de aniversário

O aniversário das legislativas de 17 de Março, que levaram a maioria de direita ao governo, foi uma festa. A...
Actual

Um tema ridículo?

No passado dia 14, o Presidente da República considerou «um tema ridículo» as referências à...
Actual

Ainda os genéricos

No passado dia 13, no «Telejornal» da RTP/1, o Ministro da Saúde, em apenas quinze palavras, ofereceu inadvertidamente ao...
A talhe de foice

O mordomo

Toda a gente sabe, por repetidamente ouvir dizer, que pesado é o fardo de governar. O facto de os candidatos serem mais do que as...
PCP

Três evidências

Embora tudo isso possa ser muito pouco importante se, no momento em que estas linhas conhecerem a luz do dia, já milhares de toneladas de bombas semearem a morte e a destruição no Iraque, compreenda-se que insistamos em algumas evidências - porventura acessórias mas com significado - que se desvendaram nos últimos meses em torno da preparação desta agressão.

Em Foco

Retratos do trabalho - 4

Jornalista é sinónimo de figura pública, prestigiada e reconhecida na rua? O jornalismo é uma profissão empolgante ou os grandes riscos relacionam-se com o desemprego e a precariedade? E como é trabalhar numa grande central de tratamento de correspondência dos CTT, pertencendo à mais baixa categoria da empresa? O Avante! continua à descoberta dos jovens trabalhadores portugueses.

Retratos do trabalho - 5

Pedro Faroia,funcionário dos CTT O robô humanoPedro Faroia não sabe qual é a sua profissão, porque...
PCP

Afirmar o PCP, transformar a realidade

«Organizar, intervir, lutar – afirmar o PCP.» Estes eram, para além de lema, objectivos centrais da VI AORS do PCP, realizada em Setúbal no passado dia 15, no sentido dos quais se deram passos decididos.

Comemorar um Partido cheio de vida

O Teatro Rivoli abarrotava de entusiasmo, no domingo passado, ao som de Manuel Freire, na comemoração do 82.º aniversário do PCP, no Porto.

Orientar o recrutamento

Dando cumprimento às decisões do 16.º Congresso e da Conferência Nacional, as organizações locais e sectoriais do PCP prosseguem a realização de Assembleias de Organização.

Trabalhadores são decisivos

A célula do PCP no Arsenal do Alfeite realizou, no passado dia 8 de Março, a sua 7.ª Assembleia de Organização, que debateu a actual situação política, particularmente a situação do Estaleiro, definiu medidas para o reforço da organização do Partido e elegeu o novo Secretariado, composto por sete camaradas.

Rumo ao futuro

O 82.º aniversário do PCP continua a ser comemorado pelas organizações do Partido um pouco por todo o País. Algumas delas, tendo em conta a data, comemoraram conjuntamente o Dia Internacional da Mulher.

Direcção Regional aprova normas de funcionamento

Reunida dois dias após a realização da 2ª Assembleia Regional do Alentejo, a nova Direcção Regional aprovou normas relativas ao seu funcionamento, procedeu a ajustamentos do calendário de iniciativas para 2003 e elegeu o seu Executivo, agora constituído por José Soeiro, António Vitória, Fernando Carmosino, José Catalino e Raimundo Cabral.

Trabalhadores

Imigrantes expulsos de Portugal

No passado dia 12 de Março, entrou em vigor o decreto-lei n.º 34/2003 de 26 de Fevereiro, que altera o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de imigrantes do território nacional.

Contra as guerras do capital

Os trabalhadores e as suas organizações de classe estiveram particularmente activas nas últimas semanas. Nunca...

Sobrinca em risco

Os 150 trabalhadores da Sobrinca, empresa de fabricação de carrinhos de bebé, sediada em Santa Maria da Feira, vivem...
Juventude

Histórias do outro mundo

Na Palestina vive-se num universo paralelo. Nos check points, os palestinianos tiram um papel há sorte que define o que lhes acontecerá de seguida. Em Hebron, os israelitas circulam em pontes para não pisar o chão. Infelizmente, este mundo é bem real.

Assembleia da República

Governo enxovalha o País

A posição do Governo face à administração Bush no que respeita ao Iraque constitui «um seguidismo inqualificável», que «enxovalha o nosso País e ofende a nossa dignidade enquanto povo».

PCP anuncia moção de censura

Na sequência da Cimeira do Açores, o secretário-geral, Carlos Carvalhas, anunciou na passada segunda-feira em conferência de imprensa, uma moção de censura ao Governo, por iniciativa do grupo parlamentar

Travar as rotas do saque

Contribuir para regular e disciplinar os processo de deslocalização e reestruturação de empresas é o objectivo visado pelo PCP em projecto de lei que será hoje submetido a votação na Assembleia da República. Não obstante o reconhecimento de que urge fazer algo neste domínio, face à vaga de abusivos casos de encerramento de empresas e despedimentos, a maioria PSD-CDS/PP parece apostada em deixar tudo como está, o que equivale a dizer que deverá inviabilizar a iniciativa parlamentar comunista.

Alienação de património

PSD e CDS chumbaram o projecto de lei do PS que pretendia regular os termos da alienação do património...
Nacional

CDU critica falta de saneamento

A CDU do Montijo classifica de «inconcebível» que o bairro do Miranda ainda não tenha saneamento básico e acusam o executivo do PS de ter esquecido esta situação durante durante o seu mandato.

«Defendemos quem trabalha a terra»

Cerca de 2500 agricultores, técnicos e responsáveis associativos de todo o País participaram, recentemente, no IV Congresso na CNA, que se realizou em Coimbra.

Fenprof acusa Ministério da Educação

O coordenador nacional da Fenprof para o ensino especial, Victor Gomes, acusou, sexta-feira, o Ministério da Educação de assinalar o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência «promovendo a segregação e um retrocesso de 50 anos dos direitos adquiridos».

Lutemos pela paz

Na véspera da «Cimeira da guerra», domingo passado, o Conselho Português para a Paz e Cooperação...
Europa

Veredicto final

O Tribunal Supremo espanhol decidiu, na segunda-feira, interditar o Batasuna, concluindo a ofensiva político-judicial lançada no Verão passado contra esta organização independentista acusada de ser o braço político da ETA.

Turquia proíbe Hadep

O Tribunal Constitucional de Ancara interditou o Partido Popular Democrático (Hadep) por alegadas ligações ao Partido...

Deslocalizações condenadas

O Parlamento Europeu aprovou uma resolução comum que insta a Comissão Europeia a recusar a concessão de ajudas...

Franceses em greve

Os trabalhadores dos caminhos-de-ferro franceses (SNCF) entraram em greve na passada terça-feira em defesa da manutenção...

«Malhas que o capital tece»

No momento em que são escritas estas palavras ainda não se desencadeou a agressão militar imperialista dos EUA ao...
Internacional

Declaração de guerra

A declaração de guerra ao Iraque feita por George W. Bush na passada segunda-feira representa um toque de finados para as Nações Unidas.

Motim contra Tony Blair

Londres, encontrámo-la cidade aterrorizada. A propaganda da guerra feita por quase toda a imprensa conservadora repugnou-nos. Nas...
Argumentos
Ciência e Tecnologia

50 anos é pouco tempo, pouco tempo...

Fez recentemente 50 anos que foi descoberta - em 28 de Fevereiro de 1953 - a estrutura de uma das mais famosas moléculas conhecidas,...
Datas da História

Tribuna Feminina

O título pode levar o leitor a juízos precipitados sobre o conteúdo do texto, julgando tratar-se de algum tema...

A semana em resumo