Editorial

PCP sempre

Como pode ver-se na Agenda das duas últimas edições do Avante!, o 82º aniversário do PCP está a ser...
Opinião
Actual

Diplomacia de supermercado

Se melhor prova não houvesse da indisfarçavel arrogância e ilimitada impunidade que a Administração...
Actual

Se

Foi este o título dado por Rudyard Kipling a um dos seus poemas mais célebres: IF (se). Nele, com esta condicional, Kipling...
Actual

8 de Março

Temos sempre datas a comemorar. E desde sempre, quando uma data se impõe no seio da «sociedade», a ideologia dominante,...
Crónica Internacional

Elo perigoso

Cavalgando por cima do crescente clamor contra a guerra que percorre o mundo, os EUA e acólitos prosseguem os preparativos para uma...
A talhe de foice

Cabidela

Longe vão os tempos em que a canja e as pernas de galinha eram um maná reservado a mulheres paridas e doentes, pitéu de...
PCP

Um Partido necessário e insubstituível

Faz hoje precisamente 82 anos que foi fundado o PCP, em grande medida por uma necessidade histórica da sociedade portuguesa, como resposta do operariado português, numa época em que o movimento operário mundial avançava na liquidação do capitalismo e se avançava nas grandes transformações revolucionárias.

Em Foco
PCP

Um Partido à altura das suas responsabilidades

Completam-se hoje 82 anos sobre a fundação do Partido Comunista Português. Foi precisamente no dia 6 de Março de 1921, na sede da Associação dos Empregados de Escritório, em Lisboa.

Investir na qualidade

Para o PCP, só a aposta na formação dos trabalhadores, de forma a atrair investimento de qualidade, poderá resolver o problema do desemprego nos licenciados.

Reforçar e intervir

As organizações do PCP continuam a realizar, um pouco por todo o País, reuniões, encontros e debates para analisar a situação política e social nas suas regiões e mobilizar os trabalhadores e as populações na luta por melhor qualidade de vida.

Pela igualdade da mulher

A organização do PCP em Guimarães realizou, há dias, um debate sobre «Itinerários da...

Comunistas pela Paz

A Direcção da Organização Regional de Lisboa levou a afeito, na passada sexta-feira, na Baixa de Lisboa, uma...

Festa da Alegria vem aí!

A Organização Regional de Braga do PCP vai realizar, nos dias 26 e 27 de Julho, a 14.ª Festa da Alegria. Trata-se de uma...

É preciso esclarecer

O anúncio pelo Governo, Conselhos de Administração da Carris e de Gerência do Metro de um estudo de um...
Trabalhadores

Silêncio e tanta gente

«O protesto silencioso pretendeu demonstrar ao governo que os trabalhadores estão mobilizados na defesa dos postos de trabalho e desta grande empresa nacional.»

Desemprego tem causas

O brutal aumento do desemprego deve-se ao modelo de desenvolvimento que tem sido seguido, afirma a CGTP, que responsabiliza o Governo pelo sucedido.

Lutar contra a regressão

A CGTP convocou para o próximo dia 21 de Março uma «jornada nacional e europeia contra a regressão social e pelos...

Pelo emprego

Os trabalhadores da fábrica da Phillips de Ovar concentraram-se junto ao edifício da câmara municipal, no passado dia 28...
Juventude

Em defesa dos direitos dos jovens

A 16.ª Assembleia-geral da Federação Mundial da Juventude Democrática termina amanhã, em Havana. A propósito, falámos com Aurélio Santos, Luís Cardoso, João Frazão e Margarida Botelho sobre a participação portuguesa na organização ao longo dos tempos.

Delegação da JCP retida em Israel

Uma delegação da JCP foi retida pelas autoridades de Israel no aeroporto de Telavive, durante quinze horas. «Eles não querem que se saiba o que se passa em Israel», acusam os jovens.

Assembleia da República

«Defenda os centros de decisão nacionais»

O Secretário-Geral do PCP, Carlos Carvalhas, desafiou o Primeiro-Ministro a assumir como suas as preocupações do Presidente do República quanto à questão dos centros de decisão económica.

Desmembramento da TAP

O PCP convocou a presença do Ministro da Obras Públicas, Transportes e Habitação na Assembleia da República, para esclarecer a intenção de privatizar da TAP.

Uma ameaça à privacidade

Na Europa, a pretexto do combate à criminalidade, está em curso uma escalada repressiva dirigida contra direitos fundamentais...
Nacional

Alcácer do Sal aposta na mobilidade

Regular o trânsito automóvel em Alcácer do Sal, privilegiando a circulação de peões, é o objectivo do Plano de Mobilidade que vai ser implementado no concelho.

Saúde comprometida

A Ordem dos Enfermeiros alerta para o risco de a acessibilidade aos centros de saúde se encontrar comprometida com a...

Ilegalidades em Entre-os-Rios

As juntas de freguesia de Castelo de Paiva recebiam donativos dos areeiros que exerciam actividade no rio Douro, com conhecimento do...
Europa

«Viveiro» de multimilionários

Apesar do caos económico e do aumento exponencial da pobreza e da extrema miséria, a Rússia está a ser terreno fértil para o surgimento de grandes fortunas.

Eleições inúteis

Três meses após as eleições antecipadas, os cristãos-conservadores do Partido do Povo austríaco (ÖVP) uniram-se de novo com o partido de extrema-direita de Jörg Haider.

Droga entrava desenvolvimento

Os agricultores que cultivam drogas ilícitas nos países em desenvolvimento apenas beneficiam de um por cento do montante pago...

Não somos todos iguais!

Esta afirmação, para os leitores do Avante!, não constitui uma novidade. Mas, como muitos daqueles com quem falamos...
Internacional

Faixa de Gaza a ferro e fogo

Pelo menos 10 mortos e 40 feridos é o balanço do bárbaro ataque de Israel a um campo de refugiados palestinianos, segunda-feira, na Faixa de Gaza.

EUA acusados de espionagem

Os membros do Conselho de Segurança indecisos quanto a um ataque ao Iraque têm estado a ser espiados, revelou domingo o jornal britânico The Observer.

Mensagens de paz

O Papa João Paulo II poderá pedir para se dirigir pessoalmente ao Conselho de Segurança caso a mensagem de paz que...

Paz <i>vs</i> cultura imperial

Neste momento crucial da vida da humanidade, em que está ameaçada a natureza e a própria existência dos povos com...
Temas

O senhor que se segue

Mais de oito mil postos de trabalho estão em risco em quatro multinacionais do sector eléctrico e electrónico que ameaçam com a deslocalização. Os sindicatos estão preocupados e exigem que o Governo enfrente as empresas. Pela sua parte, a luta é garantida.

O longo caminho para a igualdade

A mulher trabalhadora é cada vez mais o principal alvo do crescente desemprego, dos baixos salários e da precariedade. Numa situação muito difícil para todos os trabalhadores, provocada pela política seguida pelos sucessivos governos, de subserviência para com o patronato, são as mulheres que mais sofrem. Uma análise aos dados estatísticos oficiais confirma mesmo que o fosso está a crescer.

Retratos do trabalho - 1

Quem são os jovens trabalhadores portugueses? O que fazem nas suas profissões? Quais os seus direitos? Que salários recebem? Quais as consequências das condições de trabalho no seu quotidiano? O Avante! começa a publicar neste número um conjunto de artigos sobre cerca de uma dezena de jovens trabalhadores, cada um com uma profissão diferente. No final ficará um retrato do mundo laboral português, contado na primeira pessoa.

Retratos de trabalho - 2

Ana Cristina Antunes, maquinista À espera de justiça Dividia os dias entre as margens norte e sul do Tejo. Ou melhor:...

Venezuela petróleo & golpe

«… O simples facto da nacionalização do petróleo também não nos fez independentes. Mantém-se a nossa dependência e, provavelmente, ainda com maiores riscos do que ontem. Faço esta observação porque acho meu dever como chefe do Estado chamar a atenção de todos os venezuelanos para que entendamos como são complexas e ao mesmo tempo urgentes as tarefas de completar a nacionalização do petróleo, para que seja realmente um instrumento de libertação e não continue a ser um sinal de dependência. Se é certo que estão nas nossas mãos as empresas do petróleo e a sua gestão depende das nossas decisões, não mudou nada, absolutamente nada, o marketing, a comercialização dos hidrocarbonetos. Dependemos das transnacionais.»

Argumentos
Datas da História

1921 - O ano da fundação do PCP

Em 20 de Dezembro de 1920, na Associação dos Caixeiros, na Rua António Maria Cardoso, constitui-se uma comissão...
Ciência e Tecnologia

O modelo dos baixos valores

Outra vez no Prós e Contras a produtividade laboral, a inovação, a formação, a gestão das...

A semana em resumo