Desarticulação ambiental
A deputada Heloísa Apolónia, do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), denunciou na passada semana, em Setúbal, que o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Sintra/Sado reflecte alguma desarticulação entre o Instituto para a Conservação da Natureza (INC) e o Instituto Nacional da Água (INAG).
Heloísa Apolónia falava aos jornalistas em conferência de imprensa onde deu a conhecer as preocupações do PEV sobre o POOC Sintra/Sado, que deverá ser aprovado, dentro de dois meses, em Conselho de Ministros.
«O POOC Sintra/Sado reflecte a desarticulação entre o INC e o INAG, dado que o INC reconhece a existência de algumas praias de uso balnear que não são, no entanto, consideradas pelo INAG, o que significa que não estão sujeitas a medidas de fiscalização da água e de vigilância sanitária», disse a deputada.
A construção de um campo de golfe na mata de São João da Caparica, numa zona de Reserva Ecológica Nacional, a dispensa da avaliação dos impactos ambientais nas zonas do Programa Polis e a ausência de medidas concretas para a recuperação de escarpas e falésias, foram outras das criticas da deputada do PEV ao POOC Sintra/Sado.