Editorial

VASSALOS DO IMPÉRIO

É grave e preocupante a decisão do Primeiro Ministro português de - numa postura de iníqua vassalagem ao...
Opinião
Crónica Internacional

As ruas devem falar mais alto

Regresso da América Latina, da Argentina, do Brasil, do Forum Social Mundial de Porto Alegre, com uma reforçada...
Actual

Provas contundentes

Os inspectores da ONU que vasculham o país de Saddam Hussein à procura de provas da existência de armas de...
Actual

Justiça justa e pia

Este país parece atordoado com os últimos desenvolvimentos das investigações de lenocínio e proxenetismo...
Actual

Resumindo e concluindo

Embora esquecendo-se de dizer em que dia e em que termos, Durão Barroso anunciou na AR na passada quinta-feira, e de forma...
A talhe de foice

Quem nos livra?

Falando para a BBC, o ministro britânico da Defesa, Geoff Hoon, afirmou esta semana que, no caso de um eventual conflito com o Iraque,...
PCP

O que agora alguns vão descobrindo

São notáveis as reflexões e exclamações de alguns que agora descobrem a força e o poder conquistados pelo grande capital! E judiciosas as críticas sobre as propostas que pretendem eliminar qualquer intervenção do poder político na «gestão» da economia, isto é, da completa expulsão da decisão democrática dos cidadãos sobre a estrutura, funcionamento e objectivos da economia nacional!

Em Foco

Andar de mal para pior

Os estudantes contestam a nova reforma do ensino secundário proposta pelo Governo. Ontem realizaram-se greves e...
PCP

Modelo único para partidos

Vítor Dias tornou pública anteontem «uma veemente e frontal oposição do PCP» aos projectos de lei apresentados pelo PS, pelo PSD e pelo CDS-PP, sobre financiamento dos partidos e sobre uma nova lei dos partidos.

Para melhor intervir

Sob o lema «Organizar para melhor intervir», realizou-se no sábado, 1 de Fevereiro, nas instalações da Sociedade Filarmónica «Os Loureiros», a 7ª Assembleia da Organização Concelhia de Palmela.

Superar dificuldades

A Organização Regional do Alentejo do PCP está a preparar a sua 2ª Assembleia, que se realizará no dia 9 de Março e contará com a participação de quatro centenas de delegados e igual número de convidados, informa em nota à comunicação social a Direcção Regional do Alentejo.

Reforçar luta de massas

«Com o povo, com o PCP, construir um futuro melhor», é o lema da 4ª Assembleia da Organização Regional de Coimbra do PCP, que vai ser levada a efeito no próximo dia 22 de Fevereiro, no Instituto Português da Juventude, em Coimbra, e conta com a participação do secretário-geral do PCP, Carlos Carvalhas.

Encenação eleitoral

Uma delegação do PCP, constituída pelo deputado Lino de Carvalho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto Sá, e membros da Comissão Concelhia deslocou-se, no passado dia 27, à Barragem dos Minutos.

Falta participação

A proposta para a constituição de agrupamentos de Escolas e Jardins de Infância, apresentada pela Câmara Municipal de Coimbra, mereceu uma análise exaustiva do Organismo de Direcção dos Professores de Coimbra do PCP.

PS mente sobre gestão CDU

Foi preciso que a CDU levantasse a questão, para que a maioria do PS na Câmara Municipal de Évora desse andamento à abertura de concursos para ingresso de trabalhadores no quadro, denuncia a Comissão Concelhia de Évora do PCP, para quem a CDU em Évora foi a esse respeito um «exemplo nacional», já que 90% dos trabalhadores estavam integrados no quadro.

Trabalhadores

Não negociar perdas

A proposta salarial do Governo para a administração pública é inaceitável. Os trabalhadores vão continuar a luta, prometeu a Frente Comum à saída da reunião com os representantes do Governo.

Uns estragam, outros pagam

Frente Comum dos Trabalhadores da RTP acusa o Governo e a administração de sacrificarem os direitos dos trabalhadores em nome...

ASPP mantém manifestação

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, ASPP, afirma que vai manter a manifestação agendada...

Greve nos hipermercados

Se as empresas insistirem na redução dos salários reais, os trabalhadores dos super e hipermercados poderão fazer...
Juventude

Aluna queixosa é repreendida

A direcção do Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros enviou uma repreensão escrita à aluna que denunciou...
Assembleia da República

Comunidades Portuguesas

A bancada comunista solicitou a presença no Parlamento do Ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas para...

Maioria fica-se pelas palavras

O PCP, em projecto de lei, deu um novo contributo para o efectivo combate ao branqueamento de capitais. A maioria de direita, que diz pugnar pelo mesmo objectivo, ao chumbá-lo, mostrou uma vez mais a distância que vai das palavras aos actos.

Contra a fuga selvagem de empresas

Estabelecer um quadro legal capaz de dificultar a saída sem regras de empresas do País, evitando assim a repetição de casos como o da Clark, que deixou atrás de si um rasto de desemprego, eis uma batalha que mobiliza a atenção do PCP. Um projecto de lei nesse sentido deu já entrada no Parlamento

Não à guerra

O conflito com o Iraque e a eventualidade de um ataque a este país esteve no centro do debate mensal com o primeiro-ministro, que...

Dias piores na agricultura

A revisão em curso da Política Agrícola Comum não serve a agricultura portuguesa nem os interesses de Portugal....
Nacional

Utentes em protesto

Marchas lentas, buzinões e mesmo um cordão humano foram algumas das acções das comissões de utentes de todo o País, num protesto contra as portagens e as más acessibilidades.

Pela paz!

«Nada justifica esta guerra e é possível impedi-la», reafirmou anteontem o Conselho Português para a Paz e a...
Europa

Mobilizar para a paz

A ameaça da guerra foi o tema mais debatido no terceiro Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Apesar da nova esperança...

O efeito estatístico

A entrada de dez novos estados produzirá um «enriquecimento» artificial das regiões mais pobres da UE, excluindo-as das ajudas do chamado Objectivo 1.

Guerra injusta

No mesmo dia em oito dirigentes europeus apoiavam as intenções belicistas dos EUA contra o Iraque, o Parlamento Europeu pedia uma solução pacífica do conflito.

Um passo para o federalismo

O Tratado de Nice, aprovado em 2000, entrou em vigor no passado sábado, mas parte das suas disposições essenciais poderão nunca ser aplicadas.

Internacional

A super derrota do SPD

O SPD sofreu uma estrondosa derrota nas eleições regionais de domingo em Hessen e na Baixa-Saxónia. Schröeder assumiu a derrota, mas não se demite.

Temas

A grande conspiração mediática

Desde há quase dois meses, a Venezuela vive uma situação de greve «geral» - mais correcto seria chamá-la de lock-out - que foi sempre parcial e localizada geograficamente. Por outro lado, mais do que um lock-out - apoiado pelos sindicatos patronais - é o rosto visível de um projecto golpista, sempre em movimento, contra o governo de Hugo Chávez, sonho que os tradicionais donos do país acariciam desde o mesmo dia em que se soube da sua vitória eleitoral.

Fome(s) zero

A grande palavra de ordem do governo Lula é o combate à fome. Como eixo do seu programa de acção tornou-se o símbolo da mudança no Brasil onde, até agora, se cuidou dos malabarismos das bolsas para atrair novos senhores do capital deixando a miséria, já crónica, de dezenas de milhões de brasileiros como um resíduo da história de colonização que parece eterna.

Compromissos assumidos: cumpridos

Cerca de um ano após as últimas eleições autárquicas, o Avante! foi ao encontro de duas freguesias confiadas pelas populações à CDU, pela primeira vez. Em concelhos diferentes, em duas regiões diferentes do norte de Portugal, as populações de Parada de Todeia, em Paredes, na região do Porto, e de Formariz, em Paredes de Coura, na região de Viana do Castelo, experimentam a gestão democrática dos eleitos da CDU e partilham este projecto mais amplo de concretização de um poder local evoluído, moderno, participado e mais justo.

Saúde pública e para todos!

As Comissões de Utentes da Saúde da Península de Setúbal realizaram, na passada semana, em Palmela, no Cine-Teatro São João, um fórum sobre a «Eficiência e a Eficácia do Serviço Nacional de Saúde» no distrito. Durante várias horas, autarcas, médicos e utentes contaram a sua experiência de vida e desmascararam as intenções do Governo de privatizar a saúde em Portugal.

Argumentos
Religiões

Os «políticos» da Santa Sé

Embora parte do essencial fique por dizer, importa não passar em silêncio a recente nota pastoral que, a partir da sua...
Artes Plásticas

O pintor do século XX

...Derramou-se de ternura mas não faltou à verdade:esternutou quando polén de mostarda lhe chegou ao nariz.E soube...

A semana em resumo