OIT estuda impactos da globalização
A Comissão Mundial sobre a Dimensão Social da Globalização, um fórum de debate organizado sob os auspícios da Organização Mundial do Trabalho, reuniu-se, segunda e terça-feiras, em Bruxelas, para analisar o impacto da globalização económica sobre o emprego e o bem-estar social.
No encontro participaram representantes de estados membros da União Europeia e dos países candidatos, empresários, representantes de organizações sociais e especialistas na mundialização da economia.
Os trabalho dividiram-se em diferentes secções, nomeadamente sobre a relação entre políticas económicas, sociais e de emprego; protecção social como factor de produção; emprego de qualidade; comércio e desenvolvimento, imigração e mobilidade.
O objectivo da Comissão Mundial é fazer «uma análise objectiva da globalização e dos seus efeitos nas esferas social, económica, comercial, financeira e no desenvolvimento», que constará de um relatório a apresentar em Novembro deste ano, o qual conterá recomendações dirigidas à OIT, às Nações Unidas e à Organização Mundial do Comércio.