Cerca de três centenas de militantes da Organização Regional de Setúbal do PCP estiveram reunidos no passado domingo num plenário regional preparatório da conferência nacional sobre poder local, a ter lugar em Maio. O plenário funcionou em três secções: uma primeira sobre o papel de direcção do Partido e o conteúdo político da acção dos comunistas; uma segunda sobre a gestão democrática, e participada e uma terceira sobre o enquadramento político e legal do poder local.
A importância do reforço do papel de direcção do Partido e da inserção da intervenção autárquica nos objectivos revolucionários do Partido foi um tema muito focado, bem como a necessidade de uma maior interferência das organizações locais do Partido na vida local – seja a CDU força maioritária ou minoritária. Sublinhando as diferenças – para melhor – das autarquias CDU, chamou-se a atenção para a necessidade de retornar a certas práticas de exercício do poder que, por imperativos legais e outros, se foram perdendo ou esvaziando.
Tal como sucedeu com o Encontro Nacional sobre acção e organização do Partido nas empresas e locais de trabalho, esta conferência pretende abranger todo o Partido, mesmo os militantes e organizações que não têm intervenção nesta frente.