- Nº 1520 (2003/01/16)
Portalegre

Relançar a organização

Juventude

A Organização Regional do Ensino Superior de Portalegre da JCP, reunida na quinta-feira, definiu como prioridades a discussão de medidas que relancem a organização, o funcionamento dos colectivos de escola e a regularização da actividade.

O primeiro passo será dado nos próximos dias com o lançamento de uma campanha de afirmação, com a distribuição de panfletos sobre a JCP e sobre o ensino superior. Está prevista uma outra campanha, de solidariedade com o povo palestiniano.

A JCP de Portalegre decidiu ainda promover vários debates, nomeadamente sobre o ensino politécnico, a qualidade e a pedagogia no ensino superior e a lei de financiamento. Estas iniciativas terão lugar nos meses de Março e Abril.

A organização está preocupada com vários problemas, entre eles a sobrelotação das residências escolares. «Apesar do crescimento do ensino superior nas últimas décadas, à massificação deste grau de ensino não correspondeu a sua efectiva democratização. Enquanto factor de enriquecimento da própria democracia, da formação e elevação do nível profissional, cultural e da realização pessoal da população em geral, a democratização do ensino superior deve ser encarada como uma prioridade», defende a JCP.