Editorial

2003: A LUTA VAI CONTINUAR

O primeiro dia do novo ano foi portador da primeira vaga de más notícias: aumentos da electricidade, das rendas de casa, dos...
Opinião
PCP

Reflexões para um debate

O Ministério da Educação pôs em debate um documento que devia ser uma revisão curricular mas a que acabou por chamar reforma do secundário.

A talhe de foice

Os vassalos

Todos os dias nos chegam notícias curiosas do Iraque e dos EUA. No primeiro caso, os denodados inspectores da ONU continuam a...
Actual

Ao qu’isto chegou!

No Telejornal do primeiro dia do novo ano, a RTP, informava a dado momento, naquele rodapé circulante tão bonito, moderno e...
Actual

Na melhor ordem

O ano novo entra como acabou. Com a mesma apreensão e sentidas dificuldades de muitos, a ostensiva opulência de uns quantos, a...
Actual

O baralho

O ano novo entra como acabou. Com a mesma apreensão e sentidas dificuldades de muitos, a ostensiva opulência de uns quantos, a...
Crónica Internacional

Imperialismo na guerra da Tchetchénia

Na Rússia, a despedida de 2002 ficou assinalada por mais um acto sangrento na guerra pantanosa da Tchetchénia. O atentado...
Em Foco

Mudança revolucionária?

Discute-se, com apreensão, o sentido das mudanças propostas pelo Governo Lula. Serão cosméticas, como as encaminhadas por Fernando Henrique nos seus 8 anosde mandato, ou revolucionárias como a população espera? As alianças políticas estabelecidas pelo PT com sectores empresariais do Brasil não assustaram o povo que sabe não dispor ainda de força organizada para pretender a implantação de um governo popular nos moldes das revoluções socialistas do século XX.

Palestina a ferro e fogo

A Palestina está a ferro e fogo. Após um Natal sangrento que provocou a morte de pelo menos 19 palestinianos, assassinados por soldados israelitas, o ano de 2003 começou sob o signo da violência.

As forças de Israel atacaram e invadiram vários campos de refugiados na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, destruíram dezenas de casas e prenderam dezenas de palestinianos. Israel não necessitou de nenhum motivo para estas acções. Desde Novembro e até ao passado domingo que não se registava nenhum atentado suicida.

 

Ano novo, preços caros

Com a chegada do ano novo, o Governo entra a matar com novos aumentos em vários bens e serviços. A partir do dia 1 de Janeiro, a subida dos preços atingiu, para além das rendas de casa, as portagens, os transportes, os medicamentos e as contas de gás e electricidade. Trata-se quase sempre de aumentos muito acima da inflação, ou seja, 2003 será um ano em que os portugueses vão perder, ainda mais, poder de compra.

PCP

Falta transparência

A Comissão Concelhia do PCP de Marco de Canavezes, através do seu eleito na Assembleia Municipal, decidiu votar contra o orçamento para 2003, como aliás o fizeram outros eleitos do PCP em várias autarquias.

Uma decisão gravíssima

A ser verdadeira, reveste-se de «um gravíssimo significado» a notícia publicada pelo «Diário de...

Demita-se, senhora presidente!

A detenção da presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, na segunda-feira, veio culminar um processo que se arrasta...

Uma gestão decrépita

O Partido Socialista, que há quase três décadas gere com maioria absoluta a Câmara Municipal de Vila do Conde,...

Ajuste de contas

A Comissão Concelhia de Coruche do PCP ficou indignada com o relatório apresentado, no princípio de Dezembro, pelo...

A Festa das Filhoses

São cerca de 20 os camaradas e amigos que, na época festiva de cada final de ano (e já são muitos...), assumem a...
Trabalhadores

Ao Governo falta competência

Foi imediata e de repúdio a reacção dos trabalhadores da administração pública e dos sindicatos às notícias sobre a intenção do Governo de proceder em 2003 ao congelamento das carreiras.

Juventude

2002, um ano muito negativo

A Organização dos jovens trabalhadores de Castelo Branco da JCP faz um balanço «extremamente negativo» de 2002. E alerta para o que pode acontecer em 2003.

Assembleia da República

Revogar decisão injusta e absurda

Um «injusto e pesado» novo encargo sobre milhares de utentes, assim classifica o PCP a reposição do pagamento de portagens na CREL.

Nacional

Marcha lenta na Margem Sul

Uma caravana com dezenas de automóveis saiu em marcha lenta do Parque Urbano de Corroios em direcção à auto-estrada. O protesto visou reivindicar melhores acessos e mais transportes públicos.

Presidente da Câmara retira pelouros à CDU

O presidente da Câmara Municipal do Barreiro, o socialista Emílio Xavier, decidiu retirar os pelouros aos vereadores da CDU, por terem votado contra o Plano de Actividades e Orçamento de 2003.

CDU responsabiliza EDP

A CDU do Porto responsabilizou, na passada semana, a EDP pelas cheias verificadas no Porto e Gaia, acusando-a de ter tido oportunidade de...
Europa

França pede sanções «exemplares»

O fuel do petroleiro Prestige já chegou à costa francesa. As populações estão a sentir as consequências. Em Arcachon foi proibida a apanha de marisco.

Desemprego aumenta em Espanha

A taxa de desemprego em Espanha foi fixada em 9,14 por cento no final do ano, com o número de desempregados a aumentar em mais de dez...

Balanço e Perspectivas

Os últimos dois anos mostraram que o ciclo económico está vivo. A retracção do comércio mundial,...
Internacional

EUA ultimam planos pós-Saddam

A equipa de conselheiros de segurança nacional dos EUA está a ultimar os planos para a implementação de um novo sistema político no Iraque após o derrube de Saddam Hussein.

Brasil em luta contra a fome

A promessa do novo presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, de combater a fome no Brasil, começa a tomar forma....
Temas

A nova Lei de Bases da Segurança Social de Bagão Félix

Em 20 de Dezembro de 2002, foi publicada no Diário da República Nº 294, Série I-A, a nova Lei de Bases da Segurança Social, a Lei nº 32/2002, que substituiu a Lei 17/2000.

Esta lei aplica-se não só aos trabalhadores abrangidos pelo regime geral (que inclui os trabalhadores por conta de outrem e os independentes), mas também aos trabalhadores que entraram para a Função Pública depois de 1 de Setembro de 1993, cujo número já ultrapassa os 280 000, por força do Decreto-Lei nº 286/93.

O texto desta lei é praticamente igual à Proposta de Lei apresentada pelo ministro Bagão Félix. No entanto, é importante conhecer os pontos fundamentais desta lei para se poder ter uma ideia do que ainda está em jogo.

 

Histórias de comboios para a Alemanha nazi

Alguns novéis prestidigitadores da historiografia portuguesa do século XX prosseguem a académica tarefa de branqueamento do regime fascista, ora exaltando a «neutralidade de Salazar» na Segunda Guerra Mundial, ora negando o seu flagrante alinhamento com a Alemanha nazi, chegando alguns a construir buriladas teses sobre a postura antigermanófila do chamado «Estado Novo».

Argumentos
Ciência e Tecnologia

«Always on» Sempre ligado

Os termos provenientes da língua inglesa ou, talvez melhor seja dito, de uma língua franca resultante daquela, vão-nos...
Datas da História

O 18 de Janeiro

Uma das datas «obrigatórias» sobre que reflectir, na história do movimento operário e comunista...

A semana em resumo