Coimbra
CDU na estrada


Depois da apresentação pública dos seus candidatos, a CDU de Coimbra saiu para a rua, primeiro contactando as pessoas na cidade e nas empresa do concelho para divulgação das suas propostas, depois avançando para os outros concelhos, numa fase que termina a 13 de Agosto e a que chamou «CDU na Estrada».

Para além de dar a conhecer os seus candidatos, o objectivo desta acção da CDU é conhecer as preocupações e problemas das populações e, a partir daí, construir a sua Proclamação Eleitoral.
A partir do dia 16 de Agosto, a CDU entra então na fase de pré-campanha com o desenvolvimento da iniciativa «Cinco Semanas, Cinco Temas», no sentido de abordar com as populações do distrito questões como o Ambiente, as Acessibilidades e os Transportes, o Emprego e Questões Sociais, a Saúde e a Educação e Desporto.
No âmbito da primeira fase, a CDU já visitou a Lousã, Cantanhede, Condeixa e Penacova, encontrando nestas visitas motivos de grande satisfação, quer pelo entusiasmo com que os candidatos da CDU têm sido recebidos, quer mesmo pela recolha de assinaturas que tem feito de apoio à sua candidatura.
Na Lousã, para além do problema das acessibilidades, foi discutido o problema da água para consumo doméstico que é recolhida pouco abaixo do local onde, no Ceira, se despejam esgotos.
Em Cantanhede, a preocupação da CDU orientou-se fundamentalmente para a Saúde, um dos problemas que mais aflige a população. Assim, é possível encontrar uma Extensão de Saúde, em Ançã, com apenas um funcionário administrativo e uma enfermeira para serviram quatro mil pessoas; um Centro de Saúde na sede do concelho que há dois anos vê apenas cinco mil contos inscritos no PIDDAC; e um hospital com apenas nove médicos e enormes carências, designadamente ao nível de financiamento, que serve uma população de 70 mil habitantes.
Em Condeixa, a CDU passou a manhã no mercado e à noite foi sala cheia para ouvir os candidatos falarem dos principais problemas do concelho: o Tribunal a «cair de velho», os atrasos no novo Centro de Saúde, a necessidade de uma Escola Básica Integrada, entre outras questões que são motivo da revolta da população.
Também em Penacova, a CDU teve oportunidade de apresentar as suas propostas, uma das quais a criação do nó de ligação do Lorvão ao IP3 em fase de arranque.Ou a da inclusão no PIDDAC de verbas para a recuperação do Mosteiro do Lorvão, esta rejeitada pelos votos contra do PS e a abstenção do PSD.
O Centro de Saúde e as suas Extensões, as actividades económicas, a desertificação e a necessidade da criação de um Roteiro Turístico, foram outras questões abordadas em Penacova, onde as palavras de incentivo ao prosseguimento da acção da CDU não faltaram.


«Avante!» Nº 1340 - 5.Agosto.1999