Espaço Internacional
Solidariedade com os povos em luta

A Cidade Internacional volta a ser o lugar da solidariedade para com a luta dos povos pela paz, contra a exploração, por um mundo mais justo. Desta vez, o visitante vai encontrá-la logo junto à entrada da Quinta da Princesa, onde as condições no terreno permitem que as estruturas surjam mais dispersas no terreno, beneficiando da sombra fresca das grandes árvores existentes na zona.
Como sempre, o ambiente é acolhedor e animado, quer seja nos restaurantes, bares e stands, quer seja no auditório onde, para além de debates sobre temas candentes com a participação de delegados estrangeiros, dirigentes do PCP, e especialistas nas temáticas internacionais, terão lugar espectáculos com grupos que nos trazem o colorido de outras músicas e sons.

Nos debates deste ano assumem particular relevo as questões da guerra e da luta pela paz, assunto que de resto estará presente sob diversas formas na Espaço Internacional. A guerra na Jugoslávia, a agressão da Nato e os média; a Nato e as despesas sociais; são temas em foco nas sessões programadas para os três dias da Festa. Prevista está igualmente uma iniciativa de solidariedade com o povo de Timor-Leste, cujo futuro está agora dependente da realização de referendo e do respectivo contexto.
Neste momento estão confirmadas as presenças de várias delegações estrangeiras, designadamente da Alemanha, Angola, Bélgica, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, China, Chipre, Colômbia, Coreia, Cuba, Curdistão, Espanha, França, Grã-Bretanha, Iraque, Líbano, Moçambique, Marrocos, Palestina, Peru, Sudão e Timor-Leste.


«Avante!» Nº 1340 - 5.Agosto.1999