Comício e exposições
A actualidade política,
o trabalho e as propostas dos comunistas

Abertura e Comício
— Afirmar o PCP e a CDU para as legislativas

A abertura da Festa é sempre um momento ansiosamente aguardado, quer pelos milhares de visitantes que esperam no exterior o momento de entrar, quer pelas as muitas centenas que no interior trabalham com afinco no interior a ultimar os últimos pormenores, assegurando-se de que tudo estará a funcionar na perfeição.


Sexta-feira, pelas 19 horas, pouco depois da abertura das portas ao público, a Festa será oficialmente aberta por Carlos Carvalhas, secretário-geral do PCP, que fará uma intervenção na Praça da Paz.
No domingo, pelas 18 horas, terá lugar o comício, onde intervêm José Casanova, director do «Avante!», um membro Direcção Nacional da JCP, e Carlos Carvalhas. É o culminar do intenso programa político da Festa que certamente irá contribuir para a afirmação das propostas do PCP e da CDU para eleições legislativas de Outubro.


Exposições no Espaço Central

O Espaço Central da Festa do Avante! ocupa este ano uma vasta área de 2700 metros quadrados, próxima da entrada da Quinta da princesa, onde estão patentes diversas exposições, destacando-se entre elas «25 fotografias de Eduardo Gageiro», fotógrafo que será alvo de uma homenagem na sexta-feira. A mostra inclui imagens em grande formato do 25 de Abril de 1974, bem como dos principais momentos do período revolucionário.
Também a não perder é a exposição de cartazes da Revolução, que reúne uma centena de cartazes que encheram as ruas entre 25 de Abril de 1974 e 25 de Abril de 1976, muitos dos quais concebidos por artistas de renome como é o caso de Vieira da Silva.
O projecto intercala os cartazes com extractos do poema de Ary dos Santos, «As Portas que Abril Abriu» e utiliza vários monitores de vídeo, onde será possível visualizar um filme com imagens da época, acompanhadas das canções da Revolução que se ouvirão no recinto como música de fundo.
No espaço da Imprensa do Partido, o visitante encontra uma selecção de 100 primeiras páginas do Avante! e de O Militante, publicadas nos últimos 25 anos. À semelhança dos anos anteriores, a banca de O Militante funcionará durante os três dias da Festa e é o local ideal para o visitante obter esclarecimentos sobre o PCP, podendo ali mesmo preencher a sua ficha de inscrição no Partido, comprar o jornal Avante! e a revista O Militante, assim como outros materiais.
Em funcionamento estará ainda o prelo, no qual se imprimia clandestinamente o Órgão Central do PCP, durante o tempo da repressão fascista. Todo o processo de construção e funcionamento do prelo poderá ser compreendido através de painéis explicativos.

O balanço
da legislatura

Lugar de relevo é reservado à exposição política sobre a intervenção do PCP, a luta contra a política de direita do Governo PS, as propostas do Partido para a próxima legislatura e o balanço da actividade do Grupo Parlamentar.
Para além dos projectos apresentadas, dos que foram aprovados e se transformaram em leis por iniciativa dos comunistas, vão estar expostas as listas de candidatos da CDU em todos os círculos eleitorais do País, bem como as propostas do Partido para a próxima legislatura.
O Pavilhão Central conta igualmente com dois espaços de discussão - o Fórum e «À Conversa Com...» - onde se realiza uma série de colóquios e debates com deputados do PCP na Assembleia da República. A prestação de contas e a análise dos quatro anos de governação PS serão os principais temas em foco, mas estão igualmente previstas sessões sobre «25 de Abril – 25 anos depois», «Guerra e a paz – a discussão actual» e «O que é ser comunista hoje?».
O Fórum (recinto com 250 lugares sentados) é ainda o local do encontro de José Saramago, o escritor laureado com Nobel da Literatura, com os visitantes da Festa.
Os cibernautas experimentados ou simplesmente os visitantes que desejem conhecer o mundo da informática devem procurar a Sala da Internet, que está equipada com vários computadores ligados à rede, onde podem consultar a página virtual do PCP e «viajar» por outros sites. O acesso é livre e gratuito. As primeiras imagens da Festa serão aqui digitalizadas e disponibilizadas na Net.
De referir por último que a Banca Central terá à venda materiais exclusivos, como t´shirts e pólos com motivos e design irreverentes. Para despertar a curiosidade revelamos estará disponível uma T’shirt vermelha decorada com uma foice e um martelo com cerca de meio metro.


«Avante!» Nº 1340 - 5.Agosto.1999