1ª Assembleia em Gouveia

Com a participação de Odete Santos, decorreu, no passado domingo, a 1ª Assembleia da Organização Concelhia de Gouveia do PCP.

Mais de 40 participantes analisaram os documentos em debate - Caracterização, Balanço e Perspectivas e Resolução Política -, no fim aprovados por unanimidade, e elegeram a nova concelhia.
Nas últimas décadas, o concelho de Gouveia tem vivido um processo de regressão industrial, vendo aumentar o desemprego e a desertificação do concelho. Entretanto, as pequenas indústrias que apareceram não corresponderam à fixação de mão-de-obra e relançamento industrial necessários, enquanto o poder autárquico se limitou a dar respostas pontuais a problemas estruturais.
A organização do Partido, que assentava em quadros jovens obrigados a emigrar, sofreu esses efeitos e respondeu com dificuldade à situação, ainda que, nos períodos eleitorais, a mobilização se mantenha grande e os resultados eleitorais tenham melhorado.
Do Balanço de Actividades, resultou ainda clara a importância decisiva do empenhamento do PCP ao lado dos trabalhadores da Têxtil Lopes da Costa (TLC) e da Estêvão Ubach, pela viabilização das empresas e manutenção dos postos de trabalho, e o bom trabalho dos eleitos do PCP nas freguesias de S. Julião e Nespereira e na Assembleia Municipal.
O aumento da participação e das tomadas de posição pública sobre os problemas da população, as perspectivas de alargamento da influência do Partido foram outros aspectos também discutidos.
À Assembleia seguiu-se um lanche-convívio que, simultaneamente, assinalou o 78º aniversário do PCP.


«Avante!» Nº 1320 - 18.Março.1999