Impasse no Vale do Sousa


Um estudo realizado no âmbito do Pacto Territorial para o Emprego, confirmando os baixos índices de habilitações e qualificações da população activa do Vale do Sousa, coloca a necessidade da existência nesta área «de um maior investimento em todos os níveis educacionais e de uma linha de apoio e fomento a escolas de formação profissional».
Entretanto, denuncia o PCP, «jogos de bastidores» do PS e do PSD mantém-se o impasse na implantação do Instituto Politécnico e entravam o bom funcionamento da Associação de Municípios.
Outros problemas se colocam, porém, aos concelhos de Vale do Sousa, como, por exemplo, as promessas não cumpridas em relação à IC 25 e IP 9, a questão do acesso ao SNS e a falta de um CAT que responda ao alastramento dos problemas de toxicodependência.
Ainda em relação à implementação de várias grandes superfícies, ela veio criar problemas ao pequeno comércio, dizem os comunistas que, entretanto, realçam como aspectos positivos «os esforços e investimento dirigidos para o abastecimento público de água e saneamento».


«Avante!» Nº 1320 - 18.Março.1999