Álvaro Cunhal no Barreiro


No âmbito das comemorações do 78º aniversário do PCP, realizou-se no sábado, na SIRB «Os Penicheiros», no Barreiro, um jantar-convívio que contou com a participação de Álvaro Cunhal e Ilda Figueiredo, cabeça de lista da CDU ao Parlamento Europeu.

O convívio, que decorreu de forma bastante animada e num ambiente de grande fraternidade e camaradagem, teve a presença de 400 militantes e simpatizantes do PCP, revelando a «boa saúde» deste colectivo partidário.
Depois do jantar, houve lugar às intervenções políticas que se iniciaram com uma alocução de José Morais, responsável político pelo concelho do Barreiro, que teceu algumas considerações sobre política local.
Ilda Figueiredo, que a seguir interveio, focou, por sua vez, aspectos da integração europeia, esclarecendo as razões da candidatura da CDU ao Parlamento Europeu.
Por fim, Álvaro Cunhal, cuja intervenção perspectivou históricamente a vida e o percurso do PCP, centrou-se particularmente nas questões ligadas à importância do movimento comunista internacional e do seu papel nas grandes conquistas sociais deste século.
Mas o dirigente comunista abordou também aspectos importantes da vida do Partido, designadamente a necessidade de os militantes participarem mais na vida partidária com vista ao reforço da organização. A renovação e rejuvenescimento do Partido - que já vem dando frutos visíveis -, e os progressos que nos últimos tempos se têm verificado na organização foram outros aspectos sobre os quais Álvaro Cunhal se debruçou.

CM de Lisboa

Também com a participação de Álvaro Cunhal, teve lugar no dia 10, no Centro de Trabalho Vitória, um jantar-convívio de comemoração do aniversário do PCP, iniciativa da célula do Partido na Câmara Municipal de Lisboa, que reuniu mais de cem trabalhadores de diversos sectores municipais e vereadores comunistas.
Álvaro Cunhal falou sobre a história do PCP e a importância do reforço do Partido, para uma melhor intervenção nas lutas sociais e laborais e nas batalhas eleitorais deste ano.
Na ocasião, interveio também o camarada Libério Domingues, dirigente sindical e membro do secretariado da célula.


«Avante!» Nº 1320 - 18.Março.1999