México
Suspeitas de fraude eleitoral


Os estados mexicanos de Guerrero e Baixa Califórnia Sul elegeram, no domingo, um novo governo local e 15 deputados para o Congresso, num escrutínio sem acidentes mas marcado pelas acusações de intenção de fraude eleitoral contra as autoridades e o partido estatal, o PRI.

A coligação de centro-esquerda, composta pelo Partido da Revolução Democrática e o Partido do Trabalho, apresentou uma denuncia penal contra a presumível tentativa de fraude, através de um centro de contagem paralela à das autoridades eleitorais, para garantir a vitória do candidato oficial.
A coligação de centro-esquerda ganhou na Baixa Califórnia do Sul, mas o PRI manteve-se no poder em Guerrero. Segundo a Comissão Eleitoral, estas foram as eleições com a maior participação de sempre: 60 por cento em ambos os estados.
A situação social em Guerrero é grave, com uma acentuada descida do nível de vida da população, a polémica sobre o desvio de recursos em favor dos candidatos do PRI e a recente criação do Exército Popular Revolucionário e o Exército Revolucionário do Povo Insurgente.


«Avante!» Nº 1315 - 11.Fevereiro.1999