Líbano
Comunistas mais influentes


Realizou-se entre 26 e 30 de Janeiro, em Beirute, o 8º Congresso do Partido Comunista Libanês, com a presença de 250 delegados e numerosas personalidades de variados quadrantes políticos. O Congresso tomou importantes decisões políticas e elegeu uma nova Direcção.

Numerosos partidos comunistas e outras forças progressistas de todo o mundo estiveram presentes levando a sua solidariedade à luta dos comunistas libaneses pela retirada das tropas israelitas do sul do Líbano, por um Líbano árabe, democrático e não confessional.
Domingos Lopes, do CC e da Secção Internacional, representou o PCP no Congresso. Abordado pelo «Avante!» para dar uma opinião sobre o Congresso, Domingos Lopes lembrou que «o Líbano vive hoje um momento novo tendo em conta a pesadíssima herança da guerra civil, que fez mais de 150.000 mortos», e que «os comunistas libaneses tem uma influência nacional muito para além do seus resultados eleitorais.»
«No Líbano - sublinha Domingos Lopes - o sistema eleitoral está marcado pelo ferrete das comunidades, o que leva a que entre os sunitas, os chiitas, os maronitas, o PCL tenha altas percentagens, mas não tanto quanto os partidos de base chiita, sunita, maronita. O PCL no sul, alcançou nalguns círculos apenas menos 5 ou 6 mil votos que o partido vencedor, sem no entanto eleger deputados.»
Recorda-se que o PCL foi o primeiro partido a desencadear a resistência armada contra a ocupação israelita no sul do país, o que naturalmente lhe granjeou um enorme prestígio.


«Avante!» Nº 1315 - 11.Fevereiro.1999