Palestina
OLP pede apoio à ONU


A Autoridade Palestiniana pediu o apoio à Assembleia Geral das Nações Unidas contra a política israelita na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, considerando a colonização destes territórios como uma clara violação das convenções de Genebra.

«As políticas e as posições do governo israelita permanecem inalteradas, negando os princípios do processo e violando continuamente os acordos existentes», afirmou o observador permanente da missão palestiniana na ONU, Nasser Al-Kidwa, citado pela agência Lusa.
«Israel não deve ser um Estado acima da lei. Tem a obrigação legal de respeitar as convenções», defendeu outro responsável palestiniano, Marwan Jilani.
A Autoridade Palestiniana propos a realização de uma conferência especial sobre a colonização e as suas consequências, a realizar-se em Março e contando com a participação dos países signatários da Convenção de Genebra.
Os palestinianos põem em causa os novos colonatos israelitas, argumentando que estes alteram o quadro geográfico das áreas ocupadas no momento em que o seu futuro está a ser negociado.

Na Cisjordânia vivem cerca de 150 mil colonos judeus e 1,6 milhões de palestinianos, enquanto que em Gaza há vários milhares de israelitas e um milhão de palestinianos.


«Avante!» Nº 1315 - 11.Fevereiro.1999