Aconteu
Vitória da população de São Pedro da Cova

Após mais de cinco anos de impasse, no início da semana arrancou a segunda fase de remoção dos resíduos industriais perigosos depositados em São Pedro da Cova, freguesia do concelho de Gondomar.

Em nota de imprensa, a União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova regozija-se com o início dos trabalhos, «fruto da vitória estrondosa da população». «Uma vitória de quem nunca desistiu de reivindicar e lutar pela retirada deste grave crime ambiental praticado na freguesia. Sim, lutar vale a pena», lê-se no documento assinado por Pedro Miguel Vieira, presidente daquela autarquia. No entanto, advertiu, «esperamos que nesta segunda fase da remoção não apareçam novas surpresas» e que se «elimine de vez este crime ambiental».

Além do complexo mineiro que nos anos 30 e 40 do século passado foi responsável por cerca de 65 por cento da produção nacional de carvão, e do Cavalete do Poço de São Vicente, classificado como Monumento de Interesse Público, em Março de 2010, no terreno estão depositadas toneladas de resíduos industriais perigosos provenientes da Siderurgia Nacional, que laborou entre 1976 e 1996, na Maia, numa situação que remonta a 2001/2002.

A remoção destes resíduos começou em Outubro de 2014, mais de 10 anos depois do depósito, tendo terminado em Maio do ano seguinte, com a retirada de 105 600 toneladas.

Ficaram para uma segunda fase de remoção mais 125 toneladas de resíduos.


Grande Prémio do Monstra

A longa-metragem «A Fantástica Viagem de Marona», da realizadora romena Anca Damian, é a vencedora do Grande Prémio do Monstra ao Vivo 2020 – Festival de Cinema de Animação de Lisboa. O filme conquistou também o prémio de Melhor Banda Sonora, pela música composta por Pablo Pico.

Distinguida nos festivais de Dublin, Estrasburgo e Gijón, «A Fantástica Viagem de Marona», uma co-produção que envolve França, Bélgica e Roménia, é a mais recente longa-metragem de Anca Damian, vencedora do grande prémio de Annecy, em 2012, com «O Sr. Crulic», e que tem o próximo filme, «The Island», em preparação.

A longa «Buñuel no Labirinto das Tartarugas», do espanhol Salvador Simó, recebeu o Prémio Especial do Júri. O júri do Monstra distinguiu ainda «Louis e Luca – A Viagem à Lua», do norueguês Rasmus Sivertsen, como Melhor Filme para a Infância e Juventude, e «As Andorinhas de Cabul», da dupla francesa Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec, com uma Menção Especial.


Fósseis nunca antes identificados em Portugal

Uma equipa coordenada pela paleontóloga Sofia Pereira, da Universidade de Coimbra, descobriu e identificou diversos fósseis marinhos, incluindo de braquiópodes, nunca antes identificados em Portugal, no concelho de Oleiros. Os fósseis terão uma idade aproximada compreendida entre os 467 e os 444 milhões de anos, correspondendo ao período Ordovícico Médio a Superior.

Os primeiros resultados deste projecto serão publicados no princípio de 2021 em volume especial da revista Geoconservation Research dedicado aos fósseis dos Geoparques UNESCO europeus.


Cargueiro «Terje Viken» encontrado ao largo da costa de Cascais

Uma equipa de historiadores navais e arqueólogos marítimos da Universidade Nova de Lisboa (UNL), em parceria com o Instituto Hidrográfico, localizou e identificou o navio «Terje Viken», afundado por um submarino alemão, a 16 de Abril de 1916. A embarcação foi a «primeira vítima da Marinha alemã em águas portuguesas na Grande Guerra (1914-1918)», segundo o Centro de Investigação Histórica, Territórios e Comunidades da UNL.

À Lusa, o arqueólogo marítimo Alexandre Monteiro adiantou que «o submarino alemão responsável pela colocação das minas que levaram à perda do Terje Viken foi o mesmo que levou ao afundamento do Britannic, o navio gémeo do Titanic».


Campeões portugueses de velocidade em skiff

No domingo, os remadores Pedro Fraga (Sporting) e Inês Oliveira (Sport Clube do Porto) sagraram-se campeões portugueses de velocidade em skiff, prova que decorreu em Montemor-o-Velho. O Sporting Club Caminhense venceu a Taça Lisboa, que a federação de remo entende ser o troféu mais antigo do desporto português.



Resumo da Semana
Frases