Breves
Évora promove mobilidade

Em Junho, a Câmara Municipal de Évora criou um grupo de trabalho que vai elaborar, ao longo do próximo ano, o Plano de Mobilidade do concelho, de modo a promover «a mobilidade urbana dentro dos pressupostos da sustentabilidade ambiental».

Segundo o município, o grupo de trabalho, liderado por uma empresa especializada, vai fazer «um levantamento exaustivo da situação actual» da mobilidade no concelho, estando prevista uma componente participativa da população. «A emissão de gases com efeito de estufa, modos suaves de mobilidade e as preocupações com acessibilidades são algumas das principais incidências deste trabalho», indicou a autarquia.


Obras no Carvalhal

A construção de infra-estruturas no Loteamento Municipal – L10 (Pego), na freguesia de Carvalhal, com um investimento de 240 mil euros, já arrancou, anunciou Câmara Municipal de Grândola. A empreitada, «há muitos anos reivindicada pela população», contempla a construção das redes de abastecimento de água, gás, energia eléctrica, iluminação pública e telecomunicações, drenagem de águas residuais e águas pluviais, assim como a pavimentação dos arruamentos e a construção de passeios.


Cuba lança Visitcubaalentejo.pt

Reconhecendo a importância da divulgação turística para o acréscimo de visitantes e simultaneamente para o desenvolvimento da economia local, o município de Cuba lançou quinta-feira, 18, o website VisitCubaAlentejo, uma plataforma dedicada exclusivamente à promoção turística do concelho.


Sinalização em Alcácer

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal assinou, recentemente, um contrato com uma empresa para a empreitada de remodelação da sinalização vertical e horizontal de bairros da cidade. A obra vai permitir, segundo o município, regularizar a circulação automóvel e pedonal em bairros como Rio dos Clérigos, Laranjal, Quinta da Oriola, Boavista, Telheiros e Olival de Fora.


«Webinar» da APJD

«Teletrabalho – Reflexões sobre uma realidade juslaboral emergente» foi o tema do «Webinar» promovido pela Associação Portuguesa de Juristas Democratas (APJD) no passado dia 16, em regime de videoconferência. A sessão contou com a participação de André Marçalo (vogal da Direcção da APJD), Hugo Dionísio (advogado – jurista do gabinete de estudos da CGTP-IN), José João Abrantes (da Universidade Nova de Lisboa), Joaquim Dionísio (advogado) e Isabel Batista (juíza no Tribunal de Trabalho do Funchal).


Hospital do Seixal

Em comunicado de 9 de Junho, Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal considerou «inadmissível» que o Governo tenha prorrogado novamente o prazo do concurso para a construção do novo hospital do Seixal, adiando por mais 90 dias a conclusão do processo. O Governo comprometeu-se a construir o hospital do Seixal em 2009, mas as promessas têm sido constantemente adiadas, já que 11 anos depois nem sequer foi escolhido o projecto.


Equipamentos em Mora

O município de Mora reabriu, na segunda-feira, 22, o Fluviário, o Museu Interactivo do Megalítico e a Casa Museu Manuel Ribeiro de Pavia, na sequência da pandemia de COVID-19. Amanhã, 26, é a vez das piscinas municipais, para o período de Verão, voltarem a abrir. As actividades do Centro Cultural de Cabeção e da Casa da Cultura de Mora estão já de portas abertas.


Intervenções em Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal está a requalificar espaços e equipamentos de utilização pública no Bairro Afonso Costa. As intervenções, em conjunto com a Junta de Freguesia de São Sebastião, dão resposta a um conjunto de necessidades apontadas por moradores em reuniões com o executivo municipal, dinamizadas no âmbito do projecto de cidadania participada «Ouvir a população, construir o futuro».