Aconteu
Faleceu o músico Florian Schneider

O músico alemão Florian Schneider faleceu no dia 6, vítima de cancro, aos 73 anos. Um dos nomes mais importantes e influentes da música electrónica, Schneider fundou, em conjunto com Ralf Hutter, o grupo Kraftwerk em 1970.

Florian Schneider-Esleben nasceu em 1947 na Zona de Ocupação Francesa da Alemanha, perto do Lago Constança, mas mudou-se com os seus pais para Düsseldorf aos três anos. Na mesma cidade frequentaria um conservatório, onde acabaria por conhecer o colega Ralf Hutter. Antes da fundação dos Kraftwerk ainda tocariam no grupo Organization.

Kraftwerk foi um grupo pioneiro na música electrónica e inovador no uso de sintetizadores e de programações. Ao longo dos anos foram influenciando dezenas de artistas de vários outros géneros musicais.


Pedro Goulão vencedor do prémio Miguel Rovisco

O escritor e argumentista Pedro Goulão foi anunciado como o vencedor da 2.ª edição do Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais, atribuído pelo Teatro da Trindade/Inatel. Foi o texto Hora da visita que lhe granjeou a distinção.

Pedro Goulão nasceu em 1971, em Lisboa, e é o autor de vários documentários para televisão, textos para teatro, e de curtas-metragens e sketches para César Mourão, Jorge Mourato, Óscar Branco, entre outros. Em 2018, publicou um primeiro livro, intitulado A Palmeira, e trabalha agora numa obra infanto-juvenil com ilustrações de Tiago Galo.

O prémio atribuído consiste num montante de 2500 euros, uma edição do texto em livro e a representação da peça na temporada 2020/2021 no Teatro da Trindade.

Hora de visita é uma comédia dramática que explora a complexidade da relação entre um pai e uma filha.


Descoberto o buraco negro mais próximo do Sol

O Observatório Europeu do Sul e um estudo publicado pela revista científica Astronomy & Astrophysics anunciaram, no dia 6, a descoberta do buraco negro mais próximo do Sistema Solar de que existe conhecimento.

A descoberta do buraco negro que se encontra a mil anos luz, aconteceu quando os cientistas seguiam duas estrelas através de um telescópio no observatório de La Silla, no Chile. Tratar-se-á de uma estrela em fim de vida, colapsada na forma de um buraco negro silencioso e invisível que faz parte do sistema baptizado HR 6819.

Na galáxia Via Láctea foram já descobertos cerca de duas dúzias de buracos negros, mas este é um dos primeiros descobertos que não anuncia a sua presença pela emissão de fortes raios-X.

Segundo Marianne Heida, uma das co-autores do artigo científico que dá conta do achado, o estudo deste buraco negro e do seu sistema poderão ajudar a aprender bastante sobre a formação e evolução das estrelas raras que acabam a sua vida como super-novas e que deixam no seu lugar os buracos negros.


Little Richard deixa legado no Rock

O cantor norte-americano Little Richard faleceu aos 87 anos, no dia 9, vítima de um tumor ósseo. A lenda do Rock ‘n’ Roll revolucionou o mundo da música, nos anos 50 e inspirou gerações de músicos, de Mick Jagger a David Bowie e Paul Mcartney, entre muitos outros.

Richard Wayne Penniman nasceu em Macon, no estado da Geórgia, a 5 de Dezembro de 1932. Foi só quando começou a ganhar uma maior notoriedade musical que adoptou o seu nome artístico para Little Richard.

Em 1951, assinou o seu primeiro contrato com a editora de música RCA, com quem gravou vários álbuns. No entanto, com a sua voz profunda e com o seu estilo berrante, a sua fama construiu-se à volta das suas actuações em palco, consideradas extravagantes.

De dentro das várias músicas de sua autoria que se revelaram como verdadeiras inovações rítmicas, Tutti-Frutti e Good Golly Miss Molly são duas das mais célebres.


Lina e Raül Refree nomeados para prémios musicais franceses

O álbum de estreia do projecto musical, composto pela cantora portuguesa Lina Rodrigues e o compositor e produtor musical espanhol Raül Refree, foi nomeado para os prémios franceses Victoires du Jazz, na categoria de Álbuns de Música do Mundo.

O álbum nomeado, com o título Lina_Raül Refree contém vários temas do reportório de Amália Rodrigues como Barco Negro, Foi Deus, Ave Maria Fadista, Medo ou Gaivota, mas desta feita com novos arranjos musicais do espanhol.



Resumo da Semana
Frases