Aconteu
Faleceu o Comandante Nabais

O Capitão-Mar-Guerra Engenheiro Maquinista Naval Armando Nabais faleceu aos 95 anos. Em 1946, entrou para a Escola Naval, passando à reserva em 1991. Ao longo da sua carreira militar embarcou em diversos navios e no raiar da Revolução de Abril estava na Fábrica Nacional de Cordoaria. Numa parte dos anos de 1975 e 1976 esteve no Gabinete do CEMA e assumiu outras funções no Estado Maior da Armada. Foi ainda delegado do MFA nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

Homem de convicções fortes, profissional rigoroso e exigente, o Comandante Nabais foi um homem preocupado com o curso da vida nacional e, não menos, com os caminhos que se desenhavam no plano internacional. Interveniente activo e solidário nas causas da paz e do direito dos povos decidirem o seu destino contra ingerências e pressões externas, causava-lhe particular repulsa o bloqueio dos EUA a Cuba e a situação vivida pelo povo palestiniano. O PCP expressou as suas condolências aos familiares do Comandante Nabais.


Telescópio espacial Hubble foi lançado há 30 anos

O telescópio espacial Hubble foi lançado no dia 24 de Abril de 1990, há, precisamente, 30 anos. O telescópio nomeado em honra do astrónomo norte-americano Edwin Hubble, revelou à humanidade imagens inéditas de galáxias, estrelas e planetas.

A construção deste engenho que orbita o planeta Terra começou em 1979, tendo sido apenas terminado em 1985. O seu lançamento foi adiado devido à suspensão do programa de vaivéns da NASA após a explosão da astronave Challenger, em 1986, que vitimou a equipa de sete astronautas que seguiam a bordo.

O telescópio, que permite estudar o espaço sem as distorções causadas pela atmosfera terrestre, já sofreu várias reparações, a primeira delas, logo dois meses após o seu lançamento. Apesar de contar já com 30 anos de idade, não existe ainda previsão para a sua demissão. O seu sucessor deverá ser o telescópio espacial James Webb, com lançamento programado para 2021.


Cuba presta auxílio médico à África do Sul

Uma brigada médica de 216 profissionais de saúde cubanos chegou no passado domingo a Joanesburgo, a maior cidade da África do Sul. A equipa médica é composta por médicos, enfermeiros e outros profissionais de várias áreas de saúde, nos quais se incluem especialistas de medicina geral, de bioestatística, de biotecnologia e de epidemiologia.

Auxiliar no combate contra a COVID-19 é o objectivo principal deste grupo de profissionais que faz parte do contingente internacional de emergências Henry Reeve, que durante os últimos 15 anos prestou assistência em desastres naturais e crises sanitárias.

Segundo as autoridades cubanas, mais de 400 mil especialistas cubanos prestaram serviço em 164 países, até ao final de 2019. Desde o início da pandemia, 1500 especialistas viajaram para 21 países por todo o globo.


João de Azevedo deixa património cultural

O artista plástico João de Azevedo faleceu no dia 25, no Senegal, com 69 anos, vítima de embolia pulmonar e de enfarte.

Nascido na Figueira da Foz em Fevereiro de 1950, João de Azevedo começou a expor em 1964. Em 1968 acabou por se mudar para Roma, cidade onde residiu e trabalhou até 1976. Entre 1977 e 2001 morou em vários países, entre os quais Moçambique, Itália, Níger e Timor, onde trabalhou como consultor nacional e internacional, para a Comissão Europeia e para a ONU, como perito de cooperativas e de avaliação.

A última exposição do artista teve lugar em Setúbal, em 2019, na Festa da Ilustração. É o autor das ilustrações do disco Com as minhas tamanquinhas, de José Afonso.


Despesas militares atingem valor mais alto desde Guerra Fria

Um relatório divulgado no dia 27 pelo Instituto Internacional de Investigação para a Paz de Estocolmo revela que as despesas militares mundiais atingiram, em 2019, o valor mais alto desde o final da Guerra Fria.

No ano passado os gastos militares atingiram 1.773 mil milhões de euros, o que equivale a um aumento de 3,6 por cento. Na liderança, com o maior orçamento, estão os EUA que, em 2019, aumentaram o orçamento 5,3 pontos percentuais. As despesas militares norte-americanas representam 38 por cento dos gastos militares mundiais.



Resumo da Semana
Frases