Aconteu
Noronha da Costa deixa património na cultura nacional

O pintor Luís Noronha da Costa faleceu no dia 9, em Lisboa, aos 77 anos, deixando uma obra original marcada por uma visão translúcida e várias experiências visuais no cinema, que desafiaram as convenções históricas da representação da imagem.
Nascido em Lisboa, em 1942, Noronha da Costa cursou Arquitectura na Escola Superior de Belas-Artes, mas cedo preferiu a pintura. 20 anos depois expõe pela primeira vez em galerias de Lisboa, Munique e Paris. Em 1969 e em 1970 representa Portugal nas Bienais de São Paulo e de Veneza.
Foi galoardo com o Prémio Europeu de Pintura, e com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte. Em 2012 foi-lhe atribuído o título de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.


Faleceu Elvira Gonçalves, fundadora da Intervenção Democrática

Maria Elvira Barroso Gonçalves, fundadora e membro do Conselho Geral da Associação Intervenção Democrática – ID, faleceu no dia 8, quarta-feira.
Natural de Lisboa, jurista de profissão, cursou piano no Conservatório Nacional na classe de António Duarte da Costa Reis. Posteriormente, aperfeiçoou os seus conhecimentos naquele instrumento junto de Jorge Croner de Vasconcelos.
Na sua carreira musical fez-se ouvir em concerto, acompanhada pela Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional, e, a solo, no Conservatório do Porto, Instituto Italiano de Cultura, Sociedade Nacional de Música de Câmara, «Sonata», Academia de Amadores de Música, Emissora Nacional, Juventude Musical Portuguesa e Politeama.
Em 1962 interpretou para a etiqueta «Arquivos Sonoros Portugueses» Duas Sonatinas Recuperadas, de Fernando Lopes Graça, disco que se encontra hoje completamente esgotado.
Em 1948 foi uma das sócias fundadora da Juventude Musical Portuguesa.
Com o seu companheiro de sempre, António Santos Gonçalves, irmão do General Vasco Gonçalves, participou com a alegria e entusiasmo que a caracterizavam, nas lutas pela Liberdade e pela Democracia nas CDE e, após o 25 de Abril, no MDP/CDE e, actualmente, na Intervenção Democrática.
O Secretariado do CC do PCP endereçou um telegrama à ID e à família com o seu voto de pesar salientando que guarda de Elvira Gonçalves a memória da sua profunda convicção democrática.


Cuba envia apoio médico para Angola

Um grupo de 264 médicos cubanos chegou a Angola no passado sábado. O objectivo da missão médica será o reforço e a formação das equipas médicas dos 164 municípios angolanos nas acções de combate à COVID-19.
O contingente médico cubano é composto por vários especialistas, nomeadamente, intensivistas, anestesistas, infectologistas e médicos de saúde pública.
Chegaram também de Cuba, no mesmo dia, 30 toneladas de medicamentos, nomeadamente interferon e zitromicina.


Neandertais conheciam tecnologia têxtil

Uma equipa internacional de investigadores descobriu uma nova primeira evidência do fabrico têxtil de cordão que data de há mais de 40 mil anos.
A descoberta, divulgada pela Scientific Reports, foi feita no sítio pré-histórico de Abri du Maras, no sul da França. Esta nova informação vem contrariar a tese de que os neandertais eram menos avançados tecnologicamente do que o Homo Sapiens.
A análise microscópica do cordão descoberto revelou que os restos encontrados estavam interligados, provando a sua modificação por seres humanos. Os neandertais revelam assim capacidades cognitivas inesperadas, capacidades matemáticas e um conhecimento da natureza.


Nascem primeiras crias de lince ibérico do ano

As duas primeiras crias de lince ibérico de 2020 nasceram no dia 6, no Centro Nacional de Reprodução de Lince-Ibérico (CNRLI), em Silves.
A notícia avançada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, informou que a lince fêmea Jabaluna teve três crias, duas delas saudáveis e uma terceira que «acabaria por não vingar após o parto».
Este é o primeiro parto o ano, mas o terceiro da lince Jabaluna de oito anos de idade e proveniente do Centro de Cría El Acebuche, em Doñana, Espanha.
Jabaluna teve já duas gestações no CNRLI, tendo gerado, no total, sete crias, das quais apenas três sobreviveram.
O CNRLI aguarda para os próximos dias os partos de três outras linces fêmeas, Fresa, Juncia e Juromenha.


Correcção

Na peça intitulada «Três mil milhões sem água e sabão», no «Aconteceu» da edição anterior do Avante!, indica-se que a população da África Subsariana poderia ser superior a 1500 milhões, quando o número correcto é de mil milhões de habitantes. Pelo lapso pedimos desculpa aos nossos leitores.



Resumo da Semana
Frases