Aconteu
Ventilador português registado em nome da Humanidade

O movimento #ProjectOpenAir anunciou no dia 1, passada quarta-feira, que um grupo de voluntários portugueses conseguiu desenvolver um modelo de ventilador com um custo de produção muito inferior ao valor padrão.

O projecto concretizou-se com o auxílio de várias entidades, organizações e personalidades, entre as quais duas faculdades da Universidade Nova de Lisboa, o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas e o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde.

Trata-se de um modelo mínimo de ventilador idealizado para serviços e situações de emergência. No entanto, pode ser construído a partir de materiais e componentes industriais. A patente foi registada em nome da Humanidade para que nenhuma entidade possa lucrar com a produção do mesmo.


Ellis Marsalis e Wallace Roney, vítimas da pandemia

O trompetista norte-americano Wallace Roney faleceu no dia 31, em Nova Jérsia, com 59 anos. A causa da morte foi a doença COVID-19.

Wallace Roney, por vezes descrito como «músico prodígio», nasceu na cidade de Filadélfia em 1960. Aos seis anos começou a aprender trompete e aos 12 já se tinha tornado no mais novo instrumentista a tocar num ensemble da orquestra da sua cidade natal.

Trabalhou com músicos de renome como Miles David e actuou em Portugal pela ocasião de vários festivais de jazz.

O pianista de jazz Ellis Marsalis também se conta entre as várias vítimas da COVID-19. O músico histórico da cidade de Nova Orleães faleceu no dia 1.

Nascido em Novembro de 1934, Ellis Marsalis frequentou o ensino particular onde teve formação clássica de música. O apelo pela cena musical da sua cidade foi maior e acabou por começar a acompanhar as «big bands» locais ao som do seu saxofone. A opção pelo piano viria apenas mais tarde.

Para além de músico foi professor durante décadas, tendo leccionado no New Orleans Center for Creative Arts, da Universidade de Nova Orleães, e na Xavier University. Por ele passaram várias gerações de músicos proeminentes da cena do Jazz.


Realizadoras portuguesas premiadas

Duas realizadoras portuguesas foram premiadas em festivais distintos nesta semana. Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias»«, de Regina Pessoa, venceu o Prémio de Excelência na competição de curtas-metragens do Festival dos Prémios de Animação de Tóquio. A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos, foi eleito o melhor filme do 25.º Festival Internacional de Cinema de Vilnius

A curta de Regina Pessoa já arrecadou distinções em várias competições como no Festival de Cinema de Annecy, em França, no Festival Animamundi, no Brasil, no Caminhos do Cinema Português, em Coimbra ou nos prémios Annie, os «Óscares» do cinema de animação.

O filme de Catarina Vasconcelos foi também já distinguido pelos críticos do Festival de Cinema de Berlim.


Morreu Mhammad Khaddad, dirigente histórico da Frente Polisário

Mhammad Khaddad, diplomata e dirigente histórico da Frente Polisário, faleceu na passada quarta-feira, aos 66 anos. Segundo a presidência da República Árabe Saarauí Democrática, Khadad faleceu vítima de doença prolongada.

O dirigente foi um dos homens que acompanhou o processo saarauí desde o início e um dos que sempre defendeu a resolução do conflito com Marrocos através de um referendo de autodeterminação. Actualmente, para além de membro do secretariado nacional da Frente Popular para a Libertação de Sakia El Hamra e Wadi El Dahab, e de presidente do Comité de relações exteriores do secretariado nacional, Khadad desempenhava a função de interlocutor e coordenador com a Missão da ONU para o Saara Ocidental.

A sua morte levou à decretação de uma semana de luto nacional.


Três mil milhões sem água e sabão

Três mil milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja, duas em cada cinco, um terço na África Subsaariana, continuam sem acesso a água potável e sabão para lavar as mãos. Uma medida importante na prevenção de várias doenças, na quais se inclui a COVID-19.

Os dados adiantados pela Organização das Nações Unidas não são novos, mas a necessidade de conter a pandemia de COVID-19, expôs de novo a importância do acesso universal a água potável e saneamento.



Resumo da Semana
Frases