Reflexão
e decisão,
para reforçar
o movimento sindical unitário
14.º Congresso da CGTP-IN amanhã e sábado no Seixal

ORGANIZAÇÃO Sob o lema «Valorizar os trabalhadores, por um Portugal com futuro», vai decorrer nos dias 14 e 15, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha (Seixal), o 14.º Congresso da CGTP-IN.

O Congresso tem por lema «Valorizar os trabalhadores, por um Portugal com futuro».

Para a recepção dos mais de 700 delegados, as portas abrem às 9h30. A essa hora, envolvendo, sobretudo, muitos das várias centenas de convidados vindos dos vários distritos e sectores, uma manifestação partirá da Avenida do MFA, junto à sede do Independente Futebol Clube Torrense.

Para as 10h30 está agendado um «momento cultural».

Na intervenção de abertura, serão apresentados o Relatório de Actividades do último quadriénio e as orientações para a actividade sindical até 2024, documentos que vão ser debatidos nas sessões seguintes e votados no sábado à tarde.

No primeiro dia, os trabalhos prolongam-se até às 22h30 e incluem a eleição do Conselho Nacional da confederação, na base de uma lista com 147 candidatos, proposta pelo órgão de direcção e coordenação da CGTP-IN, que a aprovou a 20 de Janeiro. Como então foi divulgado, terminarão o seu mandato mais de meia centena de dirigentes, quer por serem abrangidos pelo critério de rejuvenescimento definido pela central, quer por assumirem outras tarefas.

No sábado, a sessão de encerramento deverá começar às 18h30.

No âmbito da preparação do Congresso, a Comissão Executiva do CN da CGTP-IN decidiu esta segunda-feira, dia 10, apresentar ao novo Conselho Nacional as sugestões relativas à composição dos órgãos executivos, «para reflexão e aprovação».

Como se refere no comunicado de imprensa divulgado no final da reunião, foi ainda decidido sugerir Isabel Camarinha, dirigente sindical do Comércio, Escritórios e Serviços desde 1991 e coordenadora do CESP desde 2016 (integrando a partir deste ano a Comissão Executiva da Intersindical Nacional) para exercer as funções de Secretária-geral da CGTP-IN no novo mandato.

Conferência
hoje

A anteceder o Congresso e com a participação de representantes das organizações sindicais estrangeiras e internacionais que se deslocam a Portugal para assistirem à reunião magna da CGTP-IN, tem lugar durante o dia de hoje, no Fórum Cultural do Seixal (auditório municipal), uma conferência sindical internacional.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: