Breves
Bairro do Regado

No sábado, 8, uma delegação da CDU – composta por Ilda Figueiredo, vereadora na Câmara Municipal do Porto (CMP), e eleitos em Paranhos – visitou o Bairro do Regado, a pedido dos moradores. A interrupção das obras iniciadas há três anos, com entulho nos espaços verdes e vidros sujos de cimento, foi uma das preocupações expostas. Entre outros problemas, é também visível a falta de redes pluviais, ruas esburacadas, humidade e infiltrações no interior das casas.

A CDU vai colocar o problema em reunião da CMP e exigir a requalificação do Bairro e da sua envolvente.


Lesados pelos javalis

A Associação Distrital dos Agricultores da Guarda (ADAG) e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) promoveram, na sexta-feira, 7, uma reunião com lesados pelos javalis em Moimenta da Serra (Gouveia). Além dos agricultores, a sessão contou com a participação de caçadores e autarcas da região.

João Dinis (CNA) reclamou do Governo a atribuição de indemnizações pelos prejuízos causados pelos javalis à lavoura e aos agricultores. A ADAG anunciou, por seu lado, que vai solicitar uma reunião ao presidente da autarquia de Gouveia para expor a situação.

Entretanto, continua a decorrer a petição «Agricultores e outros rurais devem ser ressarcidos dos prejuízos na agricultura provocados por javalis e outros animais selvagens».


Évora pela paz

O Teatro Garcia Resende acolheu, no passado dia 7, uma iniciativa sobre a «Paz e o Desarmamento Nuclear», promovida pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) e Câmara Municipal de Évora (CME). O debate contou com as intervenções de Carlos Pinto de Sá, presidente da CME, Frederico Carvalho, investigador e membro da presidência do CPPC, e Ilda Figueiredo, presidente da Direcção do CPPC.


Intervir por Lisboa

No dia 1 de Fevereiro, a CDU promoveu uma visita à Vila Dias, na freguesia do Beato, onde contactou com os moradores, registou os seus problemas e deu conta da sua intervenção nos órgãos autárquicos. A iniciativa contou com a participação, entre outros eleitos, de Ana Jara, vereadora do PCP na Câmara Municipal de Lisboa, que reclamou a implementação do Plano de Requalificação da Vila Dias.


Almada desinveste

Na reunião de 3 de Fevereiro, os eleitos da CDU na Câmara de Almada defenderam a importância do alargamento da oferta de espaços desportivos para as colectividades, designadamente a construção de campos de futebol e de basebol.


Arrendamento social na Madeira

Numa acção realizada, dia 4 de Fevereiro, no Estreito de Câmara de Lobos, Madeira, Edgar Silva, Coordenador Regional do PCP, reclamou um Programa Extraordinário de Apoio à Promoção da Habitação com Arrendamento Social. Na Região da Madeira, mais de seis mil famílias esperam por uma habitação com arrendamento social.


Hospital de São Bernardo

A Câmara Municipal de Setúbal exige que o Governo crie condições para o concurso internacional do Hospital de São Bernardo. «Estamos preocupados com a não inclusão das verbas necessárias para as obras, no valor de 17 milhões de euros, no Orçamento do Estado para 2020», afirmou, à Lusa, Ricardo Oliveira, vereador na autarquia, eleito nas listas da CDU.