Humanizar os espaços, dando prioridade à circulação de peões
Câmara de Santiago do Cacém requalifica o centro histórico de Alvalade

AUTARQUIAS No dia 2 de Janeiro, arrancaram as obras de requalificação do centro histórico de Alvalade, num investimento de 793 mil euro. A rede de águas da freguesia será melhorada.

Segundo o município, a empreitada contempla a «emblemática» Praça D. Manuel I e inclui cinco ruas e largos da vila, localizada no interior do concelho de Santiago do Cacém, estando prevista a sua conclusão para Março deste ano.

A obra, integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, conta com o apoio de fundos comunitários e pretende «requalificar toda a zona antiga da vila de Alvalade, com uma história e património muito relevantes». «Além das questões estéticas e de mobilidade, vamos remodelar toda a rede de águas», porque algumas das ruas não têm escoamentos pluviais, explicou o presidente da autarquia, Álvaro Beijinha, em comunicado.

A obra pretende «humanizar os espaços, dando prioridade à circulação de peões», e contempla a colocação de mobiliário urbano, criação de zonas de esplanada na Praça D. Manuel I, reestruturação do estacionamento e circulação automóvel e a plantação de árvores, bem como a execução de escoamentos de águas pluviais, pavimentação e a colocação de sinalização rodoviária.

Novo veículo eléctrico para limpeza urbana

Em Dezembro, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém colocou ao serviço o segundo veículo eléctrico multifunções, adquirido por cerca de 30 mil euros, que será um grande apoio nas operações de manutenção e conservação de espaços verdes públicos.

Com este investimento, o município pretende contribuir para a redução de emissões de gases com efeito de estufa e outras emissões poluentes, bem como para a diminuição do ruído em meio urbano, participando activamente para atingir as metas que constituem os objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, compromissos a que Portugal se encontra internacionalmente vinculado.

 





 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: