Aconteu
Nova edição do livro «As máscaras sobre o fogo»

Domingos Lobo participou na apresentação, em Lisboa, da nova edição do seu livro «As máscaras sobre o fogo», enriquecida com um prefácio de Sérgio de Sousa.

O policial, escrito no final dos anos 90, retrata uma Lisboa que já não existe da mesma forma mas persiste, transformada. No livro, as margens da cidade tornam-se centrais: o Intendente e a Mouraria, que já não são bem o que eram, embora as personagens trágicas que lá habitavam – como Brinquinhos, uma personagem ficcionada baseada num acontecimento real – estejam agora noutras zonas da cidade.

Como diz a certa altura na obra, Lisboa é «uma cidade habitável, nela pairando uma dignidade rarefeita mas genuína, onde, em alguns recantos e ruas, esconsos e vielas, a vida ainda fervilha febril, sofrida, verdadeira».

A conversa foi muito animada com a participação da plateia, que ainda teve a oportunidade de ouvir a leitura de um poema, ainda inédito, lido pelo autor e por Manuel Diogo, com o título «Subúrbio 2».


Prémio José Afonso para «Do Avesso»

O álbum «Do Avesso», de António Zambujo, foi distinguido com o Prémio José Afonso 2019, tendo o júri considerado que cada disco do músico «é, em si, uma história», na linha do artista que deu nome ao galardão.

«Do Avesso» representa «não só a continuação do percurso extremamente coerente de António Zambujo, mas também um ponto alto pela confirmação das suas qualidades interpretativas e a grande inspiração criativa que revela», considera o júri, que, também por unanimidade, decidiu recomendar a atribuição de menções honrosas aos álbuns «Infinito Presente», de Camané, «Maria», de Carminho, «Nação Valente», de Sérgio Godinho, e «Ao longe já se ouvia», do grupo vocal feminino Sopa de Pedra.

O Prémio José Afonso é atribuído pela Câmara Municipal da Amadora desde 1988.


«Quatro décadas de luta» em exposição

No dia 30 de Novembro foi inaugurada na Casa do Alentejo, em Lisboa, a exposição de fotografias «Quatro décadas de luta – o Brasil e Lula», com a presença de António Lisboa, Secretário de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A mostra é organizada pelo Movimento de Fotógrafos pela Democracia, pelo Comité Internacional Lula Livre e pelo Núcleo do PT Lisboa.

As imagens, captadas por vários fotógrafos, apresentam a trajectória de Lula da Silva na política, desde a luta no Sindicato dos Metalúrgicos durante a ditadura militar até à presidência da República e à prisão política.


Morreu o maestro Mariss Jansons

O maestro letão Mariss Jansons, 76 anos, morreu, no sábado, 30 de Novembro, em S. Petersburgo, Rússia, onde residia, informou a Orquestra Filarmónica de Viena, de que era maestro honorário.

Jansons, que se apresentou em Portugal no âmbito das temporadas Gulbenkian de Música e do Ciclo das Grandes Orquestras Mundiais, é um dos mais premiados regentes, em particular pelas interpretações de compositores como Dimitri Chostakovitch, Gustav Mahler, Anton Bruckner e Ludwig van Beethoven.

Mariss Jansons nasceu em Riga, na antiga União Soviética, em Janeiro de 1943, num abrigo clandestino, durante a ocupação nazi, na II Guerra Mundial.


Portugal é campeão do mundo de futebol de praia

No domingo, 1 de Dezembro, Portugal sagrou-se campeão do mundo de futebol de praia, ao vencer na final a Itália, por 6-4, em Assunção, Paraguai, repetindo os êxitos de 2001 e 2015.

Em termos individuais, Elinton Andrade foi eleito o Melhor Guarda Redes. Como Melhor Jogador o prémio foi para Ozu (Japão) e o italiano Gori foi consagrado o Melhor Marcador.

Este ano e nesta modalidade, Portugal foi campeão da Europa e conquistou a medalha de Ouro nos II Jogos Europeus.


China combate fake news

A Administração do Ciberespaço da China aprovou, dia 29 de Novembro, uma regulamentação que proíbe, a partir de 1 de Janeiro de 2020, os fornecedores de vídeo e áudio na Internet de utilizarem tecnologias de inteligência artificial e de realidade virtual para produzir informações falsas.

Todas as infracções serão consideradas crime. As novas regras obrigam a que os conteúdos produzidos com base em inteligência artificial ou realidade virtual sejam acompanhados de avisos claros para os utilizadores sobre esse facto.



Resumo da Semana
Frases