Começou o 74.º período de sessões da Assembleia-geral das Nações Unidas

Com uma agenda cheia e importante, o 74.º período de sessões da Assembleia-geral da ONU começou na terça-feira, sob a presidência de Tijjani Muhammad-Bande, da Nigéria.

«Prometo continuar a trabalhar para garantir que não deixamos ninguém para trás», afirmou o diplomata nigeriano, ao assumir funções. E anunciou que, durante a sua presidência, dará prioridade a três temas: erradicação da pobreza, educação de qualidade e inclusão. Acompanhará também as questões da paridade.

O Secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou grande interesse em trabalhar com o novo presidente da Assembleia-geral e continuar a lutar para construir um mundo pacífico para todos, num planeta saudável.

Entre os dias 24 e 30 deste mês decorre o segmento de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas, esperando-se a presença de mais de 140 chefes de Estado e de governo. Segundo o programa, a 23 realiza-se o encontro de alto nível sobre a cobertura universal de saúde e a Cimeira de Acção Climática.

Depois, reúne-se a primeira cimeira sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (24 e 25) e decorre o diálogo sobre o financiamento para o desenvolvimento (no dia 26).

No dia 27 haverá a reunião de alto nível para examinar os progressos realizados no tratamento das prioridades dos pequenos estados insulares em desenvolvimento.

Terão ainda lugar um evento para comemorar o 30.º aniversário da adopção da Convenção dos Direitos da Criança (a 25) e uma cimeira para promover o Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares (a 26).




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: