Críticas na abertura do ano lectivo

Assinalando a abertura do novo ano lectivo, Manuela Cunha, primeira da lista da CDU pelo distrito de Portalegre, acompanhada por Adriana Bugalho, mandatária da juventude, esteve, sexta-feira, 13, à porta da Escola José Régio. No local, a candidata comprometeu-se a defender a escola pública e reclamou «melhores condições» para os alunos, trabalhadores docentes e não docentes.

Iniciativa semelhante teve lugar no distrito do Porto, onde Diana Ferreira é cabeça-de-lista. Os candidatos contactaram com pais e encarregados de educação e lembraram que foi a luta dos trabalhadores e do povo, com a acção e proposta da CDU, que permitiu avançar nos direitos das crianças e suas famílias. Entre outros direitos, destaque para manuais escolares gratuitos até ao 12.º ano; aumento e alargamento do abono de família e abono pré-natal; introdução do Passe Único, com descontos adicionais para estudantes e crianças; redução do número de alunos por turma; reposição do apoio às visitas de estudo através da Acção Social Escolar; pagamento a 100 por cento do subsídio de gravidez por riscos específicos; proibição da discriminação pelo exercício da maternidade e paternidade; licença para apoiar crianças com doença crónica ou oncológica.

Problemas persistem
No distrito de Castelo Branco, a lista da CDU é encabeçada pela professora Ana Leitão. Na segunda-feira, 16, a Coligação PCP-PEV esteve nas escolas Nuno Álvares, Castelo Branco, e Pêro da Covilhã, na Covilhã. A distribuição de manuais escolares reutilizados sem condições no 1.º ciclo do Ensino Básico foi um dos temas abordados. «Não é aceitável que estejam a ser distribuídos às famílias manuais escritos, corrigidos pelo professor, com desenhos e onde faltam páginas», considera a CDU.

As escolas visitadas foram dadas como exemplo dos «problemas estruturais» que persistem na Escola Pública. Por outro lado, reafirmou-se que a transferência de competências na área da educação não assegura a universalidade, pode introduzir mais desigualdades e nem sequer estão asseguradas as condições e os meios para o seu exercício.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: