Aconteu
Setúbal homenageia Ruben de Carvalho

Ruben Carvalho, falecido a 11 de Junho deste ano, foi distinguido em Setúbal, a título póstumo, com a Medalha de Honra da Cidade na classe Paz e Liberdade atribuída pela Câmara Municipal. O acto decorreu durante uma sessão solene realizada em 15 de Setembro, o Dia da Cidade e de Bocage.

A medalha, cuja atribuição foi aprovada por unanimidade pelo executivo municipal, foi entregue a Madalena Santos, viúva de Ruben Carvalho, por Maria das Dores Meira, presidente da edilidade setubalense.

A autarca recordou, na cerimónia, Ruben de Carvalho como «comunista, homem de cultura, organizador da Festa do Avante! e ex-vereador da Câmara Municipal de Setúbal». Maria das Dores Meira justificou a atribuição da medalha ao militante do PCP, que entre as muitas tarefas ao longo da vida ao serviço do seu Partido teve a de chefe de redacção do Avante!, «pelo seu importante papel na construção da democracia portuguesa».


Cátedra Agostinho Neto na Universidade do Porto

A Fundação Agostinho Neto e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto celebraram, dia 10, um protocolo para a criação da «Cátedra Agostinho Neto». O objectivo é divulgar e estudar a obra literária do angolano que foi o primeiro Presidente da República de Angola.

A cátedra irá permitir a divulgação da obra literária de Agostinho Neto, médico e resistente antifascista, que foi também escritor e poeta, e, sobretudo, fazer investigação e desenvolver o estudo das línguas, culturas e literatura angolanas na FLUP.


Casa das Histórias Paula Rego faz dez anos

Iniciaram-se ontem, 18, prolongando-se até Novembro, as actividades que assinalam o 10.º aniversário do museu Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais. Desde a sua abertura foram já mais de 630 mil os visitantes que tiveram ensejo de conhecer um acervo de pintura, desenho e gravura revelador do percurso criativo da artista durante 50 anos.

Inaugurada em Setembro de 2009, com o objectivo de preservar e divulgar a obra da artista, a Casa das Histórias Paula Rego, instalada em edifício projectado pelo arquitecto Eduardo Souto Moura, alberga uma colecção composta por 620 obras, entre as quais obras também do seu marido, o artista britânico Victor Willing (1928-1988).

A colecção integra ainda uma obra têxtil de grandes dimensões, e parte do seu acervo documental.


Artistas plásticos lusófonos na Turquia

«Lusofonias» é o nome da exposição com artistas plásticos de Portugal, Brasil, Moçambique e Cabo Verde que, desde o dia 11, está a fazer uma itinerância pela Turquia.

A primeira passagem foi por Istambul onde esteve patente até ao passado domingo, 15, no âmbito da Contemporary Istanbul Art Fair.

Contando com obras de artistas como Cruzeiro Seixas (Portugal), Fernando Lemos (Portugal/Brasil), Malangatana (Moçambique) e Manuel Figueira (Cabo Verde) a exposição estará ainda em Ancara, nas galerias da Universidade de Bilkent, entre hoje, 19 de Setembro e 5 de Outubro, dia em que haverá um acto simbólico de homenagem a todas as independências.


Epopeia da circum-navegação em Sevilha

«A viagem mais longa: a primeira volta ao Mundo», assim se chama a «grande exposição» comemorativa do projecto pensado e iniciado há 500 anos pelo português Fernão de Magalhães e terminado pelo espanhol João Sebastião Elcano. Inaugurada dia 12 em Sevilha, com a presença dos reis de Espanha, a exposição é a mostra principal entre centenas de eventos que terão lugar no país vizinho nos próximos três anos para assinalar a viagem de circum-navegação da terra iniciada em 20 de Setembro de 1519, em Sanlúcar de Barrameda, no sul de Espanha, e terminada em 06 de Setembro de 1522, no mesmo local.

Fernão de Magalhães, que planeou esta viagem financiada pelo reino de Castela, não terminou a expedição, dado que morreu nas Filipinas, em 1521, aos 41 anos, tendo esta sido concluída por Elcano.

«Comemoramos a maior epopeia da história», afirmou à agência Lusa o comissário da exposição Antonio Fernandez Torres, para quem a exposição «é uma homenagem ao espírito explorador do Homem face ao desconhecido».



Resumo da Semana
Frases