«O fado transparece na alma de quem o toca e canta»

FADO A homenagem que Joana Amendoeira vai fazer a Ary dos Santos na Festa do Avante! decorre de uma paixão antiga da fadista pelo poeta de Abril: «admiro profundamente a forma simples da sua escrita, perceptível à pessoa mais simples do povo, mas cheia de imagens e metáforas lindíssimas», explica.



Uma viagem de três dias na Atalaia pelo País e o Mundo

CULTURA As lutas e aspirações dos trabalhadores e do povo português, assim como as suas tradições, estarão presentes nos pavilhões das organizações regionais do PCP espalhadas pelo recinto da Festa.



Na quinta-feira, dia 5 há recepção ao campista

A Festa a dançar

ALEGRIA A Festa do Avante! é, por si só, um espaço privilegiado de promoção da música e da dança e são muitos os espectáculos e iniciativas que o demonstram.



Ligação gratuita entre o comboio e a Festa

O jazz no Auditório 1º. de Maio da Festa

JAZZ Música criada e formada, no cerne da sua génese, nas longas e mesmo ancestrais lutas pela Liberdade — música, ela própria, procurando libertar-se, por vezes ultrapassando-as no plano técnico e formal, das próprias regras clássicas (melodia, harmonia, ritmo, timbre) da música ocidental em que se integrou (lá e quando procurou “revolvê-las” por dentro), o jazz sempre esteve presente por direito próprio, desde 1976, em todas as edições da Festa.

Por isso, este ano, mais uma vez isso acontece, convocando para a sua programação solistas e grupos de grande qualidade e representativos de várias gerações, com presença assinalável das mais jovens.

Procurámos, assim, ouvi-los a este propósito e das suas expectativas.