Valorização dos trabalhadores e investimentos são fortes opções
Câmara do Seixal aprova Grandes Opções do Plano

INVESTIMENTO O executivo da Câmara Municipal do Seixal (CMS) aprovou, no passado dia 7, a proposta de Grandes Opções do Plano para 2019 (GOP), num valor de mais de 135 milhões de euros.

O documento para vigorar ainda durante este ano, vai ser submetido à Assembleia Municipal, pela segunda vez, após ter sido chumbado por este órgão em Novembro de 2018, o que, como explicou o presidente da autarquia, Joaquim Santos, «muito tem limitado a nossa acção».

Em declarações divulgadas pela Divisão de Comunicação e Imagem do Município, Joaquim Santos sublinhou que «a implementação das GOP vai permitir concretizar a opção gestionária, valorizando centenas de trabalhadores da autarquia», bem como avançar com «vários investimentos importantes que irão contribuir decisivamente para a consolidação desta nova fase de grande desenvolvimento económico e social no concelho, com a execução de um vasto conjunto de projectos e acções de grande impacto no território e na qualidade de vida das populações».

Ambição

Entre os projectos que a Câmara Municipal do Seixal pretende implementar estão, de acordo com a mesma fonte, o lançamento dos concursos das obras do Centro de Dia do Casal do Marco, o apoio à construção do Lar de Idosos em Fernão Ferro e à creche da Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal.

Na área do Ambiente, destaque para a segunda fase da construção do Parque Urbano do Seixal e para o lançamento da primeira fase do Parque Metropolitano da Biodiversidade», enquanto na na cultura o realce vai para a início dos processos de construção dos centros Cultural de Amora e Internacional de Medalha Contemporânea».

No desporto, por outro lado, a autarquia seixalense prevê «a finalização da construção do Pavilhão Desportivo da Mundet, o desenvolvimento da obra do Complexo Desportivo de Santa Marta do Pinhal, a abertura do concurso para a construção do Pavilhão Municipal de Fernão Ferro e a construção da Piscina Municipal de Aldeia de Paio Pires», ao passo que na mobilidade e transportes os objectivos imediatos passam pelo «desenvolvimento dos projectos para a construção do troço da alternativa à EN10 até Amora».

Nos serviços urbanos, prossegue a nota difundida pelo município, almeja-se levar a cabo a «entrada em funcionamento do Centro Distribuidor de Água de Fernão Ferro e a renovação das redes de abastecimento de água», e na Educação (área na qual a CMS já havia divulgado um cálculo que aponta para um investimento global em curso na ordem dos seis milhões de euros), a perpectiva é a da requalificação e ampliação das escolas básicas de Aldeia de Paio Pires e Quinta de Santo António, bem como obras de requalificação em outras 14 escolas do ensino básico e a execução dos projetos do novo Jardim de Infância da Quinta de São Nicolau».

«Irá ser lançado também o concurso para a construção da Loja do Cidadão em Amora e para o Cemitério Municipal de Fernão Ferro, e irá entrar em funcionamento o quartel dos Bombeiros de Amora, após a inauguração recente do quartel dos bombeiros em Fernão Ferro no Dia Municipal do Bombeiro. Importa ainda referir o investimento do município no novo passe social com cerca de dois milhões de euros», conclui a informação oferecida pela Câmara Municipal do Seixal.

Saúde financeira

Na divulgação da aprovação das GOP para 2019, o município do Seixal realça, igualmente, que «decorridos quase dois anos de mandato, a Câmara não só consolidou a sua situação económico-financeira, como tem vindo a registar uma evolução muito positiva dos seus principais indicadores e do nível crescente de investimento público», apresentando «pelo 8.º ano consecutivo, exercícios onde os proveitos superam os custos», e «o nono melhor resultado entre todos os municípios do País».

Ou seja, «ao mesmo tempo que tem tem vindo a reduzir a dívida, tem aumentado também o investimento verificado em anos anteriores», os quais, garante, «irá manter-se no Orçamento de 2019».




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: