Aconteu
Forte de Sacavém enriquece espólio

Os arquivos dos arquitectos Pedro Viana Botelho e Maria do Rosário Beija integram desde o início de Agosto o Forte de Sacavém, no Sistema de Informação para o Património Arquitectónico.

O anúncio foi feito, dia 6, pela Direcção-Geral do Património Cultural, que refere que a entrada destes arquivos junta-se aos 36 espólios ali existentes, das áreas de arquitectura, engenharia, urbanismo, artes plásticas e design contemporâneos.

Segundo a entidade que tutela o acervo arquivístico do Forte de Sacavém, esta integração «insere-se numa política de salvaguarda e valorização de colecções e espólios documentais produzidos por entidades com actividade relevante».


Morreu o artista e escritor palestiniano Kamal Boullata

O artista e escritor palestiniano Kamal Boullata, autor de livros pioneiros sobre arte palestiniana e cultura contemporânea, morreu dia 6, aos 77 anos. Nascido em 1942, em Jerusalém, o trabalho deste pensador e artista foi muito marcado pelo tema da identidade. Forçado ao exílio após a ocupação de Jerusalém, em 1967, por Israel, passou cinco décadas da vida entre vários países, até se fixar em Berlim.

O ministério palestiniano da Cultura lamentou a morte do histórico criador, afirmando que «o movimento cultural palestiniano perde um artista dedicado que ficará sempre na história e futuro da arte palestiniana como uma expressão de liberdade, luta e criatividade, e na memória das gerações inspiradas pelo seu trabalho».


Festa literária na Baía homenageia poeta dos escravos

Decorreu entre quarta-feira e domingo passados, em Salvador, na Baía, a terceira Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô). Nesta edição foi prestada homenagem ao escritor brasileiro Castro Alves, conhecido como «poeta dos escravos», pela ampla defesa da abolição da escravatura na sua obra. A escolha deste poeta do século XIX (1847-1871) não foi alheia ao facto de a sua obra ter exercido influência na vida e obra de Jorge Amado, patrono da fundação que organiza o festival.

Castro Alves é autor de uma obra icónica da literatura brasileira chamada «Navio Negreiro», cujos versos denunciam os horrores vividos por milhares e milhares de negros africanos, transportados à força, como escravos, para o Brasil, durante 300 anos.

Organizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, o evento juntou literatura, exposições, apresentações teatrais, arte e gastronomia no Pelourinho, sítio histórico localizado no centro da cidade de Salvador, no estado brasileiro da Baía.


Loures cria redes cicláveis com municípios vizinhos

O município de Loures anunciou, dia 8, a apresentação ao Programa Portugal Ciclável 2030 de uma candidatura conjunta com Lisboa e Odivelas para a criação de uma rede ciclável que una os três concelhos.

Com este projecto, num investimento total de 587 mil euros, pretende-se, no caso da parceria com Lisboa, que a conexão se estabeleça por via de Sacavém e Moscavide.

A ligação com o município de Odivelas servirá os aglomerados de Loures, Mealhada, Ponte de Frielas, Santo António dos Cavaleiros e Flamenga.


Candidatos ao Prémio Oceanos

Da lista dos 54 semifinalistas do Prémio Oceanos, que distingue todos os anos as melhores obras publicadas em língua portuguesa, 18 são escritores de Portugal, dois de Angola, e os restantes brasileiros.

Os nomes foram anunciados, dia 8, numa sessão realizada no Consulado-Geral de Portugal em São Paulo, no decurso da qual também foram homenageados a autora brasileira Marília Garcia e o português Bruno Vieira Amaral, os dois primeiros classificados da edição do prémio em 2018.

A selecção esteve a cargo de um corpo de 72 jurados de cinco países de língua portuguesa, entre um total de 1 467 concorrentes de 314 diferentes editoras de 10 diferentes países.

Os escritores portugueses apurados são Afonso Cruz, Afonso Reis Cabral, Djaimilia Pereira de Almeida, Dulce Maria Cardoso, Francisco José Viegas, Joana Bértholo, João Reis, João Tordo, José Gardeazabal, Nuno Camarneiro, Alice Vieira, Luís Carmelo, Maria Teresa Horta, Rosa Alice Branco, Rui Xerez de Sousa, Victor Oliveira Mateus, Cristina Norton e Bruno Vieira Amaral.



Resumo da Semana
Frases