A Festa do Avante! é para todas as idades!
Os direitos das crianças consagrados na Festa do Avante!

CRIANÇAS A multiplicidade de espaços e programação dedicadas aos mais novos na Festa do Avante! é, mais uma vez, um dos motivos fortes para as famílias visitarem a Atalaia nos dias 6, 7 e 8 de Setembro. Do já Espaço Criança às condições oferecidas pelos vários Espaços Bebé, os mais jovens poderão encontrar lugares para si, um pouco por toda a Festa do Avante!.

O Espaço Criança é já um local de referência para os visitantes da Festa do Avante!. Ampliado, renovado e melhorado em 2016 com a aquisição da Quinta do Cabo, este espaço dedicado às crianças e a toda a família tem sido alvo de aperfeiçoamentos anuais. Situado numa área privilegiada do recinto, com vastos locais de sombra, este local prima também por uma série de divertimentos, como o baloiço gigante, as caixas de areia, os insufláveis.

Para além desses elementos, o Espaço Criança conta ainda com uma larga programação própria. Os mais novos visitantes da Festa do Avante! poderão experimentar uma panóplia de diferentes actividades. Logo na sexta-feira, dia 6, poderão participar numa caça ao tesouro. Nos dois dias que se seguem, são mais de 20 as actividades disponíveis, umas de carácter puramente lúdico, como as pinturas de cara ou os jogos de água, contrapostas a outras de carácter mais pedagógico, como os jogos matemáticos ou os origami.

No Espaço Criança marca também presença um bar onde os mais novos poderão ser presenteados com lanches, gelados, bebidas e outras guloseimas.

A Festa é para todos

A Festa do Avante! é para todas as idades, mesmo para os bebés. A acessibilidade das famílias à Festa é uma das principais preocupações da organização. Para que ninguém precise de perder nenhum dos conteúdos oferecidos, existirão, como já tem vindo a acontecer em edições anteriores, Espaços Bébé espalhados pelo recinto. Nestes, as famílias poderão encontrar fraldários, micro-ondas ou mesmo acesso a água quente.

Os Espaços Bébé poderão ser encontrados no Espaço Criança, e nos Espaços de Lisboa, Alentejo, Setúbal e do Porto.

Uma Festa inteira para explorar

Os conteúdos dedicados aos mais pequenos não se cingem ao Espaço Criança. Pelo contrário, por toda a festa se poderá encontrar locais com programação específica voltada para as crianças. É o caso da FestinhadoLivro que contará com sessões de leituras encenadas, contos, oficinas e jogos, assim como os habituais escritos infantis de Álvaro Cunhal: «História de um Chinês Gordo que estava de Barriga para o ar», «O Burro tinha razão» e «Os Barrigas e os Magriços».

No EspaçodoDesporto, que conta anualmente com mais de 40 modalidades, muitas delas poderão ser desfrutadas pelos mais novos das famílias, como a escalada, o slide, o xadrez ou os matraquilhos.

Ainda no EspaçoCiência poderá ser encontrado um local dedicado às crianças e às famílias, onde estarão as habituais experiências realizadas pelo Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico associadas ao tema «Adições e Dependências», os desenhos e puzzles, o espaço multimédia e a ainda o mini auditório de cinema.

Programação infantil nos palcos da Festa

A programação infantil da Festa do Avante! passará também por seis dos 11 palcos existentes no recinto. No CineAvante, as famílias poderão assistir às Sessões Monstrinha e participar nas duas oficinas de cinema de animação.

No Palco Setúbal, para além das duas sessões de «Eu conto um conto e tu acrescentas um ponto», poderá ainda assistir-se ao espectáculo musical «Modo Menor» e ao concerto da Academia de Música de Almada.

Na área da encenação os mais jovens poderão assistir, no palco AvanteTeatro, às peças «Auto da Índia» e «Romance da Raposa».

Pelo Palco Café-Concerto do Espaço Lisboa passará «A Galinha Nanduca». No Auditório 1º de Maio os pais poderão assistir com os seus mais novos ao já clássico «Concerto para Bebés» e no Palco 25 de Abril às «Cantigas de Roda».




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: