«Uma bolsa + Um bolseiro = Um contrato»
Investigadores precários no «Ciência 2019»

BOLSEIROS «Pelo fim da precariedade laboral e pela dignificação das carreiras científicas», a Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) marcou presença no Encontro Nacional «Ciência 2019».

Integrada na campanha «Uma bolsa + Um bolseiro = Um contrato», o protesto da ABIC desenvolveu-se nos dias 8 (na sessão de abertura do Encontro Nacional, no Centro de Congressos de Lisboa, com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) 9 e 10 de Julho. No último dia, os bolseiros assistiram ao debate do Estado da Nação, na Assembleia da República.

Nas acções, os investigadores precários reclamaram a valorização da carreira de investigação científica, a substituição de bolsas por contratos efectivos de trabalho, a regularização dos vínculos laborais precários e o «reforço sustentado» do investimento público na ciência, com calendarização plurianual, sintetizou, à Lusa, a vice-presidente da ABIC, Bárbara Carvalho.

No encontro nacional Ciência 2019 estiveram mais de quatro mil participantes, entre investigadores, empresários e alunos de doutoramento. A iniciativa é organizada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a comissão parlamentar de Educação e Ciência, contando com o apoio institucional do Governo através do ministro da Ciência.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: