21.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários realiza-se na Turquia

O 21.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO) realizar-se-á de 18 a 20 de Outubro próximo, em Esmirna, na Turquia, acolhido pelo Partido Comunista da Turquia e pelo Partido Comunista da Grécia. O Grupo de Trabalho do processo dos EIPCO, reunido no passado dia 8 de Junho em Esmirna, tomou ainda a decisão de que o 21.º Encontro Internacional terá como tema «100.º aniversário da fundação da Internacional Comunista – A luta pela paz e pelo socialismo continua!».

O Grupo de Trabalho decidiu igualmente realizar uma missão de solidariedade à Síria, em momento ulterior a definir com o Partido Comunista Sírio (Unificado). Durante a reunião do Grupo de Trabalho foram ainda adoptados diversos textos de solidariedade, igualmente subscritos pelo PCP, designadamente com o povo do Sudão e o Partido Comunista Sudanês; contra a ilegalização do Partido Comunista da Polónia; contra a agressão dos EUA contra o Irão; e de solidariedade com a Síria e o povo sírio face à agressão do imperialismo norte-americano e seus aliados.

O PCP fez-se representar na reunião do Grupo de Trabalho do EIPCO por Pedro Guerreiro, membro do Secretariado do Comité Central e responsável pela Secção Internacional do PCP.

Os EIPCO têm constituído um ponto de encontro anual entre partidos comunistas e operários oriundos dos cinco continentes, que tem permitido um amplo intercâmbio de informações e experiências e um melhor conhecimento recíproco entre os partidos participantes, assim como a definição de um conjunto de linhas para o desenvolvimento da acção comum ou convergente.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: