Aconteu
Casa-museu Fialho de Almeida na vila de Cuba

Abriu esta segunda-feira, 11, como museu literário, dedicado à sua vida e obra e com um espaço para residência temporária de artistas, a casa onde Fialho de Almeida viveu em Cuba, distrito de Beja.

Situada no centro da vila alentejana, a antiga habitação onde o escritor viveu durante 18 anos foi requalificada e adaptada pela Câmara Municipal, num investimento de cerca de um milhão de euros.

Classificada como monumento de interesse público, a casa foi adaptada a museu «com o intuito de devolver à memória colectiva» a vida e a obra do escritor e o «seu importante contributo para a literatura portuguesa».

Segundo o presidente da Câmara de Cuba, João Português, a abertura ao público da casa como museu é «uma aspiração há muito desejada pelos ‘fialhófilos' e pela população», que ajudará a perpetuar a obra do escritor, «através do seu estudo», e que criará um «espaço de cultura importante» no concelho.

Fialho de Almeida, escritor, jornalista, crítico e panfletário, viveu na casa na rua João Vaz, na vila de Cuba, entre 1893 e 1911, ano em que morreu.


Desporto nacional em alta na Europa

A Selecção Nacional de Futebol conquistou a Liga das Nações ao bater na final, por 1-0, a Holanda, em jogo disputado, dia 8, no estádio do Dragão, no Porto. O golo foi marcado por Gonçalo Guedes. O terceiro e o quarto lugar foram ocupados, respectivamente, pela Inglaterra e a Suíça.

De parabéns está também o Sporting de Braga que se sagrou campeão, dia 9, da Euro Winners Cup, competição de futebol de praia equiparada à Liga dos Campeões no futebol de onze. Com esta vitória sobre o KP Lodz, da Polónia, por 6-0 no jogo decisivo disputado na Nazaré, o Braga alcança o lugar cimeira desta prova pela terceira temporada consecutiva.


China lança foguetão a partir do mar

O primeiro lançamento com recurso a uma plataforma móvel foi realizado pela China, dia 5, no Mar Amarelo. Foram sete os satélites que atingiram o espaço a partir do foguetão lançado do mar. Pela sua proximidade ao Equador a localização escolhida oferece vantagens, desde logo menos gasto de combustível para alcançar a órbita, o que diminui os custos do lançamento e a menor  possibilidade de danificar o solo com a queda de detritos.

Com o seu programa espacial em rápido desenvolvimento, sobretudo desde a primeira missão tripulada, em 2003, a China é hoje o terceiro país a colocar humanos no espaço com recurso à sua própria tecnologia.


Encontro de Culturas em Serpa

Concertos, espectáculo de marionetas, workshops, uma exposição de desenho e pintura preencheram entre sexta-feira e domingo (7 a 9) a programação do Festival Musibéria – Encontro de Culturas, que decorreu em sete locais da cidade de Serpa, no Alentejo.

Depois de ter começado em 2004 sob a designação de Encontro de Culturas de Serpa, a edição deste ano, a 16.ª, foi o ponto de viragem do evento para Musibéria, que ganha assim o «mundo ibérico» como sua «grande marca distintiva».

Segundo a Câmara de Serpa, que organiza o Festival, nos seus objectivos está o retomar do «conceito de festa cultural, com enfoque na diversidade cultural ibérica, promovendo a inclusão das comunidades migrantes».


Évora a Capital Europeia da Cultura

A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027, que está a ser desenvolvida pelo município e outras entidades do Alentejo, recebeu o apoio da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM).

Uma declaração nesse sentido foi aprovada no dia 5, por unanimidade, em assembleia-geral da OCPM realizada em Cracóvia, na Polónia, após proposta apresentada pelo presidente da câmara municipal, Carlos Pinto de Sá.

Comentando a manifestação de apoio recebida, o edil, no final da reunião, interpretou-a como o «reconhecimento do papel de Évora e um importante contributo para a candidatura da cidade a Capital Europeia de Cultura».

A OCPM, actualmente com mais de 300 cidades e sítios classificados Património Mundial da UNESCO, é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1993, em Fez (Marrocos), que promove a defesa dos interesses dos seus membros no que toca à salvaguarda do seu legado histórico e patrimonial.



Resumo da Semana
Frases